O tino do tempo

Para ser assessor de imprensa, é preciso contar com várias coisas combinadas. Entre as principais, existe a sorte de estar na hora certa ? …

Para ser assessor de imprensa, é preciso contar com várias coisas combinadas. Entre as principais, existe a sorte de estar na hora certa - ou sintonizada na rádio, ou lendo a notícia ou no canal que está exibindo algo relacionado a algum assessorado. Sem contar nas redes sociais, claro. Nestas horas, a agilidade e o tino da notícia falam por si.
Como um grande e necessário apoio, estão as empresas de clipagem, que são nossos olhos e ouvidos onde não podemos estar. Mas confesso que esse frio na barriga de fazer as coisas "ao vivo" me motiva. Explico: essa semana a pauta sobre problemas em atendimentos médicos foi destaque nacional. Na discussão da manhã da rádio, ouvintes mandavam relatos sobre experiências que tinha vivido. Ao ouvir - enquanto me deslocava ao trabalho - uma dúvida de uma das apresentadoras, prontamente enviei a resposta por whatsapp (como é útil!). Em menos de um minuto, a resposta já tinha sido dada no ar e, para minha surpresa, seguida de um elogio em relação à atitude rápida desta que vos escreve.
Claro que não tem como fazer sempre isso, mas é preciso estar ligado. E tem vezes que somos chatos com quem precisa nos fornecer informações, porque o nosso tempo corre mais rápido do que de outras profissões. Se conseguirmos alcançar o mesmo público que está ouvindo/lendo/assistindo, é uma vitória. Pode ser que no dia seguinte, quem soube do problema não saiba da solução, que foi publicada depois. Mas claro, também tem o seu devido valor o "direito de resposta". Não podemos ser omissos e deixar uma marca ter o seu nome "sujo" porque faltou competência da equipe que gerencia a comunicação.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, e Pós-graduada em Marketing de Serviços, pela ESPM. Atualmente cursa MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada. É a responsável pela Comunicação Social do IPERGS. Atuou ainda na comunicação da Martins + Andrade, Uffizi, CDL Porto Alegre, Centro, Palácio Piratini e Assembleia Legislativa. É apaixonada por escrever, acredita na comunicação integrada e estuda para se tornar ? também ? profissional em Planejamento. Tem o site www.graziaraujo.com.

Comentários