Você já leu o site da sua empresa hoje?

Funcionário ? site ? equipe da comunicação ? intranet ? informação ? público externo. A minha vontade era criar um diagrama, com aquelas flechinhas …

Funcionário - site - equipe da comunicação - intranet - informação - público externo. A minha vontade era criar um diagrama, com aquelas flechinhas de sim - que manda por um caminho - e não, que vai para outra opção, para conseguir ilustrar o pensamento que me fez escrever este texto.
Dia desses fui atrás de uma informação no site da empresa que eu queria saber. Lá estava escrito que a previsão era abril (queria saber o início de uma atividade). Mesmo assim, liguei para o telefone do atendimento indicado no site para saber o dia, se havia definição. A resposta: não há previsão de reabertura. Ué, como assim? No site diz em abril. - eu disse. E então, para minha surpresa, ela responde: Ah, é? Não sabia.
E daí, de quem é a culpa da falta de informação? Da funcionária que não se dá o trabalho de ler o site da empresa, onde constam as informações? Da equipe de comunicação que poderia ter um canal direto com o atendimento para fornecer as notícias? Será que existe intranet nesta empresa? Se sim, é atrativa e os funcionários lêem todo dia pela manhã? Se sim, será que a comunicação interna publica tudo ali mesmo?
E então a gente se dá conta que são coisas simples, mas que podem passar despercebidas. A comunicação deve circular, assim como as pessoas também. É preciso ter a curiosidade de saber o que acontece na sua instituição, não dá para ser somente passivo e esperar as notícias chegarem. Se há canais, eles precisam ser utilizados. Os problemas de comunicação não são sempre culpa da comunicação.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, e Pós-graduada em Marketing de Serviços, pela ESPM. Atualmente cursa MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada. É a responsável pela Comunicação Social do IPERGS. Atuou ainda na comunicação da Martins + Andrade, Uffizi, CDL Porto Alegre, Centro, Palácio Piratini e Assembleia Legislativa. É apaixonada por escrever, acredita na comunicação integrada e estuda para se tornar ? também ? profissional em Planejamento. Tem o site www.graziaraujo.com.

Comentários