Liberação de bebidas nos estádios?

A Federação Paulista de Futebol está gestionando a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol novamente. O que regulamenta a não liberação atualmente …

A Federação Paulista de Futebol está gestionando a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol novamente. O que regulamenta a não liberação atualmente são duas leis, uma estadual e outra municipal.
Alegam os defensores da liberação que, tanto haverá uma nova e importante fonte de renda, quanto, igualmente, será exercitado o direito do cidadão de consumir bebida e se divertir como quiser nos estádios. Tema pra lá de controverso.
Não acredito na liberação da bebida alcoólica nos estádios (embora, na Bahia e em Minas Gerais, já estejam liberados) sem que haja aumento de violência, em especial porque jorram nos noticiários brigas entre torcidas, espancamento de pessoas (muitas vezes até a morte), brigas da torcida com a polícia e inúmeros outros exemplos de descontrole. Está certo de que culpar somente a bebida alcoólica por tal comportamento seria demais, pois há outras drogas em jogo e até a conduta exageradamente permissiva e animal de diversos "torcedores" infiltrados. Mas o fato é que as torcidas organizadas (com honrosas e raras exceções) viraram antros de consumo de drogas, brigas e confusão. Tanto assim que dirigentes destas torcidas volta e meia são assassinados.
Fora isto, a punição impingida a quem descumpre a lei não é cumprida. Um exemplo: torcedor infrator deve se apresentar na delegacia e passar lá o período dos jogos de seu clube. Estes torcedores não se apresentam e a coisa segue, como se nada tivesse ocorrido.
Como o caro leitor já deve ter entendido, sou contra a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios. A realidade anda para lá de exacerbada, convulsa, sensível a provocações, de tal forma que o álcool, sabidamente um solvente do Superego e que acaba por "permitir" manifestações animalescas de torcedores (em especial, em grupos), induz um comportamento sem limites e primitivo. Se vivêssemos outra realidade, não veria nenhum problema em ser a bebida liberada nos estádios. Mas sendo bem realista, sigamos com as bebidas não alcoólicas e ainda assim ocorrem confusões e das grossas.
Sandro Moscoloni - há 42 anos
A Sandro Moscoloni é uma empresa norte-americana do setor calçadista com mais de 40 anos de existência e presença no Brasil, que prima por sua qualidade, estilo e design. Para ser mais preciso, são 42 anos de atuação e há oito no e-commerce, com amplo sucesso. São calçados em couro legítimo, que recebem um tratamento e acabamentos sem igual. Não há como passar incólume por seus calçados, pois há calçados, runners e botas para todos os estilos, masculinos e femininos. Mais recentemente, para que tenham uma ideia, a Sandro Moscoloni fechou uma parceria com a Festa do Peão de Barretos (O "Barretão", que é realizado há mais de 60 anos), presenteando o cantor Gusttavo Lima (embaixador do Barretão 2017) com um par de botas, pois a Sandro Moscoloni é a licenciada oficial. Consta que o cantor abriu um largo sorriso, de orelha a orelha. Por tudo isto, convido o caro leitor a conhecer mais e melhor a qualidade, design e procedência de Sandro Moscoloni em www.sandromoscoloni.com.br. Confira!
Gokan - apaixonados por sushi
Falando de procedência: o que faz o sushi do Gokan tão saboroso e diferenciado? Claro que ambiente e bom atendimento contam muito, mas pensando exclusivamente no produto sushi, o que o faz tão diferenciado? A procedência de seus ingredientes e o cuidado no preparo. Sobre procedência, vemos nos filmes (em especial nos franceses) um cuidado todo especial na seleção dos ingredientes para atingir um nível de sabor e qualidade. Pois com o sushi do Gokan ocorre exatamente a mesma coisa: o José é altamente criterioso e seletivo com os ingredientes e extremamente cuidadoso com a higiene e procedência dos produtos. E está feita a fórmula de um sushi de grande sucesso!  Agora, não vá me dizer que ainda não experimentou ou que foi lá há tempos? Por favor! Vá pela primeira vez ou retorne até lá, o melhor sushi de Porto Alegre está aguardando você, sua família, seu par ou seus parceiros de negócios, no almoço ou no jantar! www.gokan.com.br.

Comentários