O jeitinho brasileiro é a base da corrupção

Ao estudar a prática do "favor, jeitinho e corrupção", verifica-se que no comportamento cotidiano da sociedade brasileira há uma linha cultural muito tênue entre …

Ao estudar a prática do "favor, jeitinho e corrupção", verifica-se que no comportamento cotidiano da sociedade brasileira há uma linha cultural muito tênue entre essas três lógicas. O " jeitinho brasileiro" aproxima o favor da corrupção, servindo como " ponte de acesso" entre conceitos tão distintos.
A diferença entre os conceitos de "favor" e "jeitinho" nos leva para o cerne do atual problema do País: O "jeitinho", inicialmente sinônimo de "criatividade", adaptou-se para a capacidade de resolver problemas ou tarefas utilizando subterfúgios, burlando regras, utilizando-se de redes de relacionamentos e se constituindo como uma forma de "levar vantagem". Do ponto de vista prático, é preciso que se entenda que, em uma democracia republicana, o " eu me dei bem" não pode ser resultante de uma ação inversa " alguém se deu mal".
De uma forma geral, podemos dizer que a base da corrupção brasileira é cultural. Nossa cultura é reflexo da forma como o sistema foi historicamente organizado, desde a colonização até a república. A "coisa pública" trouxe consigo vários vícios: o coronelismo, o clientelismo, o populismo, o patrimonialismo, entre outros.
Corrupção, em seu conceito mais simples, é "modificação, adulteração das características originais de algo, a depravação de um hábito ou costume". Neste contexto, desviar dinheiro ou roubar sinal de TV a cabo é corrupção. São casos que passam por valores éticos e morais, considerados como "jeitinho" e que "atenuam" o conceito de corrupção.
No dia a dia, há pessoas que procuram tirar vantagem ou encurtar caminhos para " se dar bem". Vai do simples ato de furar a fila para garantir bom lugar em um show à tentativa de suborno de um policial a fim de evitar uma multa no trânsito. Há muitos exemplos de corrupção que se escondem na forma de jeitinho:
- Uma pessoa tem bolsa de estudo e um emprego ao mesmo tempo. Isso é proibido, mas ela consegue esconder do governo;
- Uma mãe que conhece um funcionário da escola passa na frente da fila quando vai matricular o filho;
- Uma pessoa paga um funcionário da companhia de energia elétrica para fazer o relógio marcar um consumo menor;
- Uma pessoa pede a um amigo que trabalha no serviço público para ajudar a tirar um documento mais rápido do que o normal.
O jeitinho é uma forma de corrupção! Na prática, o jeitinho é a porta de entrada para a corrupção, que começa com a perspectiva de tirar vantagem pessoal, de se beneficiar com algo, a conhecida lei de Gérson que diz que "o importante é levar vantagem em tudo".
A mudança deste cenário requer etapas integradas: a) A consciência desta realidade, saber que ela existe e está intrínseca no cotidiano, disfarçada de "jeitinho"; b) O debate sobre esta realidade, refletindo e deliberando o que é certo e o que é errado; c) A educação, que temos que pensar da educação informal (que ocorre dentro de casa e na rede de relações) até a educação formal (de sala de aula); d) A prática, onde se abre mão de vantagens pessoais em detrimento de valores e se pratica o que foi acordado, trabalhando em prol do bem comum.
Temos que rever os valores e praticá-los. Cora Coralina diz que: "feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".

Autor
Elis Radmann é cientista social e política. Fundou o IPO - Instituto Pesquisas de Opinião em 1996 e tem a ciência como vocação e formação. Socióloga (MTB 721), obteve o Bacharel em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem especialização em Ciência Política pela mesma instituição. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Elis é conselheira da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) e Conselheira de Desburocratização e Empreendedorismo no Governo do Rio Grande do Sul. Coordenou a execução da pesquisa EPICOVID-19 no Estado. Tem coluna publicada semanalmente em vários portais de notícias e jornais do RS. E-mail para contato: [email protected]

Comentários