Tempos líquidos

"Ninguém sabe o que quer, mas todo mundo sabe o que não quer." (Umberto Eco) Um ano após sua morte, o escritor Umberto Eco …


"Ninguém sabe o que quer,
mas todo mundo sabe o que não quer."
(Umberto Eco)
Um ano após sua morte, o escritor Umberto Eco permanece como uma figura desafiadora e polêmica - como o foi em vida. Seu último livro, recentemente publicado na Itália, começa provocador em seu subtítulo: Crônicas de uma Sociedade Líquida. Mas não tanto como o enigmático título: Pape Satàn Allepe. Uma escolha que sugere que o escritor foi muito longe em busca de inspiração - nada menos do que até as profundezas do Inferno de Dante Alighieri. Pois a frase reproduz o grito proferido por Plutão (não o planeta, mas o personagem mitológico) ao ver dois inesperados visitantes entrarem no Quarto Círculo do Inferno: Dante e seu guia Virgílio.
***
O livro Pape Satàn Allepe deve ser mais compreensível do que o brado de Plutão. São crônicas escritas por Eco para o jornal romano L?Espresso. Nelas, Umberto Eco se vale dos versos da Divina Comédia para formular uma implacável crítica à realidade atual. Assim como os danados do Inferno percorrem um interminável e inútil círculo empurrando enormes pedras, nossa sociedade parece girar em torno de si mesma, sem saber aonde quer chegar. Eco afirma que a crise mundial fez desaparecer as poucas instituições capazes de resolver os problemas de nossos dias.
E lembra que as mudanças estão acontecendo mais velozmente do que nunca na História, o que retira das pessoas a capacidade de compreender o que se passa ao redor de suas vidas.
E, ao mesmo tempo, retira dos líderes e governantes a lucidez necessária para entender as transformações em suas vilas, cidades ou países.
Seriam os tempos da Modernidade Líquida, profetizados pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que o definiu como um "mundo repleto de sinais confusos e contraditórios, capaz de se transformar rapidamente e de forma imprevisível".
Em conclusão - uma sociedade que vive em permanente crise, não consegue se entender prisioneira de seu "individualismo desenfreado, onde ninguém é parceiro de estrada, mas todos são antagonistas". Estaria Eco sugerindo que a invocação Pape Satàn Allepe é um alerta sobre a danação eterna ou sobre o sombrio destino do mundo?
***
As 180 crônicas do livro abordam os mesmos temas que o autor havia explorado em obras ficcionais, como em O Pêndulo de Foucault, O Cemitério de Praga e Número Zero. E, naturalmente, também inclui o que se espera de um bibliófilo empedernido - uma crítica radical aos novos hábitos de leitura e pesquisa no mundo digital. Mesmo sendo nostálgico em relação ao passado - onde tudo era mais previsível e organizado como nos livros - Eco demonstra que a cultura sempre foi excessiva em informações, mas soube manter a capacidade de filtrar, jogando fora o inútil e preservando o necessário.
A obsessão pela filtragem de dados é recorrente nos escritos do escritor, que o repete em Pape Satàn Allepe. Para ele, decidir o que guardar e o que descartar é uma "sutil arte" onde, muitas vezes, a edição pode ser mais importante do que a informação em si mesma.
Ao longo das 420 páginas do livro podemos perceber embutida uma clara parábola. Assim como a história da civilização foi construída por toneladas de informações inúteis, que foram enterradas e perdidas, os condenados do Quarto Círculo do Inferno continuam a carregar as pesadas pedras por todo o sempre, por não terem se libertado de seus demônios e maldições.
***
 
 

Autor
José Antônio Moraes de Oliveira é formado em Jornalismo e Filosofia e tem passagens pelo Jornal A Hora, Jornal do Comércio e Correio do Povo. Trocou o Jornalismo pela Publicidade para produzir anúncios na MPM Propaganda para Ipiranga de Petróleo, Lojas Renner, Embratur e American Airlines. Foi também diretor de Comunicação do Grupo Iochpe e cofundador do CENP, que estabeleceu normas-padrão para as agências de Publicidade. Escreveu o livro 'Entre Dois Verões', com crônicas sobre sua infância e adolescência na fazenda dos avós e na Porto Alegre dos velhos tempos. E-mail para contato: [email protected]

Comentários