A rotina do Bananão

oOo Puxa, o ano entrou com tudo. Latino tatuou imagem de seu macaco de estimação e Ricky Martin vai mostrar a bunda em série de tevê. Isso deu manchete. Se um dia desses noticiarem o fim do mundo, pode crer, será uma notinha perdida entre a cara do macaco e a bunda do Ricky. Você estará entre os que lamentarão? Por quê?

oOo Simone de Beauvoir, em O pensamento de direita, hoje: "O pensamento de direita é um só: o medo". Sim, o medo de perder privilégios.

oOo Morreu Carlos Heitor Cony. Li muitos livros dele na adolescência. Sei lá por quê. Quer dizer, sei: coisas da adolescência.

oOo Logo após o golpe de 1964, Cony botou banca. Em seguida, se refugiou na revista Manchete, onde passou anos e anos escrevendo os editoriais do Bloch contra o comunismo. Mais um herói das letras do Bananão.

oOo Deu por aí: "Entre janeiro e agosto deste ano (2017), 58 defensores dos direitos humanos foram mortos no Brasil. É o que aponta o relatório 'Ataques letais, mas evitáveis: assassinatos e desaparecimentos forçados daqueles que defendem os direitos humanos', divulgado nesta terça-feira (5) pela Anistia Internacional.

"Em todo o ano de 2016, foram 66 ativistas mortos no país.

(...)

"De acordo com o Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, responsável pelo levantamento repassado à Anistia, a maioria dos 58 mortos era composta por pessoas envolvidas com questões ligadas ao meio ambiente e à disputa da terra, como indígenas e trabalhadores rurais sem-terra".

oOo Nova ministra do Trabalho foi processada por violar lei trabalhista. Nada como a rotina do Bananão pra acabar com a capacidade de reação de qualquer um.

oOo Governo pensa em combater fake news. Menos as que a grande imprensa dá, todo dia, sobre si mesma, sobre o governo e a agenda sacrossanta do pessoal da bufunfa.

oOo A torcida pela prisão do Lula faz mais barulho na imprensa e na internet do que os 97% de rejeição ao Temer. Depois dizem que dois mais dois dá quatro.

oOo Kiko Nogueira, no DCM: "E se a chefe de gabinete da presidência do TRF 4 - militante virtual que pedia, entre outras coisas, a prisão de Lula num abaixo assinado - fosse de esquerda? Mais: e se fosse petista?

"Daniela Tagliari Kreling Lau usou seu Facebook para postar propaganda do MBL, da Escola Sem Partido e de outras bandeiras.

"E se ela divulgasse, por exemplo, vídeos do MST? Ou discursos do senador Lindbergh Farias?

"Desnecessário dizer que, a essa altura, Daniela já teria sido crucificada pela mídia e exonerada por seu chefe, o presidente do tribunal, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz.

"Seria acusada de fazer parte de algo que desapareceu desde o golpe: o aparelhamento do país.

(...)

"Num artigo psicótico para a Folha, há duas semanas, Luiz Felipe Pondé escreveu que, se Lula for eleito em 2018, "o Poder Judiciário, já em grande parte na mão da malta do PT, servirá ao partido de forma sincera e submissa".

"Vê-se agora, com casos como os de Daniela e de Ivanice Grosskopf, diretora da secretaria da 13ª Vara Federal de Curitiba e braço direito de Sergio Moro, que quem aparelhou as instituições da Justiça não foram os demônios lulistas, dilmistas e socialistas.

"Foram os amigos. Portanto, não se trata de aparelhamento, mas de manifestações legítimas de cidadãos de bem".

oOo Mais de 100 juristas, entre os mais respeitados, afirmam que não há provas contra Lula. Um professor de lógica desmontou a "argumentação" de Moro. Dá pra acreditar que se trata de burrice? Mas tem gente que acha que as instituições estão funcionando perfeitamente. Estão, do ponto de vista do Bananão.

oOo Por falar em ignorar provas, deixa eu falar de MMA. Na última luta de Cris Cyborg, dois juízes deram vitória pra ela apenas por um ponto. O noticiário brasileiro disse que a luta foi equilibrada, que Cris teve dificuldade pra vencer.

Pois é, qualquer mentecapto podia ver que Cris deu uma surra em Holly Holm. Praticamente todos os ataques de Holm não acertaram o alvo, ou acertaram sem contundência, mas em troca Holm recebeu de dois a três contragolpes certeiros em quase todos eles.

Foi preciso que saíssem os números registrados por um programa de computador pra que juízes, comentaristas e repórteres compreendessem a luta que não tinham visto apensar de assistirem: Cris conectou 118 golpes contra 44 de Holly Holm; foi mais agressiva em todos os rounds; levou a melhor em tudo: ataques na cabeça, corpo e pernas, tanto a longa distância quando no clinch. Não era preciso. Apenas um olhar pra cara da Holm e um pouco menos de patriotismo gringo bastariam.

Pra completar, os médicos liberaram Cris na mesma noite e Holm está impedida de treinar por três meses.

Se, em situações óbvias assim, acontece o que aconteceu, o que a gente pode esperar de juízes e imprensa em matéria de política? Se houver eleição, tem de ser nocaute. E mesmo assim...

Autor
Ernani Ssó se define como ?o escritor que veio do frio?: nasceu em Bom Jesus, em 1953. Era agosto, nevava. Passou a infância ouvindo histórias e, aos 11 anos, leu seu primeiro livro sozinho:Robinson Crusoé. Em 1973, por querer ser escritor, entrou para a Faculdade de Jornalismo, que deixou um ano depois.  Em sua estréia, escreveu para O Quadrão (1974) e QI 14,(1975), publicações de humor. Foi várias vezes premiado. Desenvolve projetos literários para adultos e crianças.

Comentários