Daqui até a Lua

O Google me informa que estou a menos de 400 mil quilômetros da Lua. Recebi esta informação e me pus a pensar se deveria me animar e começar a me mexer mais para alcançar este objetivo ou se definitivamente desanimava e jogava a toalha.

Assim fazem muitas empresas ao colocarem metas 'grandiosas' para seus colaboradores: acham que os incentivam, estimulam, desafiam, quando, na verdade, podem estar jogando sobre elas um balde de água fria, justamente pelo número ser excessivamente distante do de agora. Então, as organizações encontraram uma alternativa: a de estar sempre colocando metas de crescimento menores, mas frequentes, algumas diárias.

O problema não são as metas. Se fosse facultado aos seres humanos viver em uma eterna zona de conforto, a humanidade não teria evoluído da maneira que evoluiu. É das pessoas (e não apenas das preguiçosas) a tendência a uma certa acomodação, se as condições estão minimamente boas. Faz parte da índole humana. Alguns leitores rechaçarão esta minha alternativa. Estes fazem parte do menor percentual, aquele composto pelos que não se acomodam nem mesmo se as condições estão favoráveis. São desbravadores, empresários, inventores, dentre muitos outros.

Portanto, concluo dizendo que o melhor que as organizações têm a fazer com seus colaboradores é uma mescla destes dois fatores: trabalhar com metas sim, situações que desacomodem da zona de conforto, mas ao mesmo tempo sejam possíveis de serem atingidas, senão a tendência natural é o desânimo e - o que é mais danoso ainda - o não envolvimento na meta ou mesmo um envolvimento 'parcial', sem muito esforço.

Quanto a mim e à distância a ir à Lua, ainda estou pensando para qual destes dois lados vou pender.

Apaixonados por sushi - Gokan

Delícias que farão você ficar em uma zona de conforto e fruição são encontradas em uma das duas lojas do Gokan. Ou na Padre Chagas ou a nova, no Viva Open Mall. Ao experimentá-las, você ficará literalmente apaixonado por sushi (do Gokan, é claro). Não deixe de conhecer a nova loja do Viva Open Mall. Além de belíssima, mantendo o elevadíssimo padrão de qualidade do Gokan, você pode encomendar uma delícia e saborear em uma agradável praça de alimentação. O clima está propício!

Comments