Endomarketing

      Um dos aspectos mais importantes de que trata o endomarketing é a motivação dos funcionários.       Está (ou estava, até pouco tempo) no ar uma …

      Um dos aspectos mais importantes de que trata o endomarketing é a motivação dos funcionários.
      Está (ou estava, até pouco tempo) no ar uma campanha em que duas funcionárias de uma empresa dialogam, uma contando à outra o que ela tinha recebido por ter atingido a meta. A funcionária 1 mostrou à funcionária 2, ao que a 2 disse: "Nossa! Você ganhou isto?! Também vou querer atingir a meta para conseguir!" E o "prêmio" em questão era um chaveiro. Foi uma daquelas propagandas que, embora fosse veiculada somente em rádio, entram para a história da propaganda. Infelizmente, não sei qual foi a agência que fez a propaganda. Se eu tiver, entre meus leitores, alguém que saiba, posso dar o crédito na próxima coluna
      Existem termos que "gastam" com o uso. Assim foi com a palavra "marketing", que todo mundo usa, em inúmeras situações, mesmo que não seja sobre marketing que está se tratando. Outro termo gasto foi "consultor". De um tempo para cá, todo mundo virou consultor de alguma coisa. "Consultor de cores e paredes", seria o antigo pintor. Algo como muito bem diz o José Simão, tucanizaram a consultoria. Pois endomarketing também não escapou do estigma. Dar um chaveirinho pode passar, de uma idéia singela e sem pretensões, à "estratégia de endomarketing". O importante é fugirmos do exagero, do excesso, da caricatura. Nem tudo é marketing, nem todo mundo é consultor, nem sempre se está fazendo endomarketing.
      Mas uma estratégia de endomarketing bem montada e executada pode trazer grandes resultados para uma empresa. Diversas pesquisas já foram feitas, em que funcionários de empresas apontaram reiteradamente não ser o salário o fator de satisfação principal, mas as condições de trabalho. E, dentre os aspectos que criam favoráveis condições de trabalho, certamente podemos destacar o estímulo e a motivação como importantíssimo. Conheço executivos bem-sucedidos, políticos, que não parecem conhecer o que quer dizer motivar um funcionário. Pelo contrário. Acham que a única maneira "daquele pessoal trabalhar é fazendo pressão, cobrando, espetando." É quase uma volta à relação senhor x escravo. Acho este comportamento, além de arrogante, ignorante. Ignorante porque mostra que o empresário, político ou líder em questão não conhece a natureza humana e muito menos o quanto trabalha (mais) uma pessoa motivada.
      Não é maravilhoso quando recebemos uma manifestação de apreço de alguém que gostamos muito? Pois o mesmo acontece com os funcionários, transportando-nos para o ambiente empresarial. Quando eles vêem que os seus superiores ou as empresas realmente se preocupam com o seu bem-estar, progresso e condições de trabalho, aumentam significativamente seu desempenho.
      Tenho certeza de que não sou só eu quem sabe disto. Mas por que, então, a maioria das empresas continua tratando com desprezo o tema motivação e endomarketing?
( [email protected])

Comentários