Esteja onde o seu cliente está

Pode parecer uma frase boba, mas faz toda a diferença. Dia desses, curtindo o Carnaval de Rua de Porto Alegre, deparo-me com um caminhão da Skol na frente do trio. No asfalto, dezenas de vendedores ambulantes - como de praxe - e centenas de foliões bebendo alguma coisa. Foi aí que me dei conta de uma coisa: o caminhão da Skol era um "bar móvel". Na caçamba, as bebidas e os vendedores atendendo a galera ali de cima mesmo, com a bebida gelada e um preço justo.

Pronto, na hora veio a inspiração para o texto de hoje. A comodidade de estar ali, no lugar que você escolheu e precisar dar apenas alguns passos para comprar algo, já me deixou com mais tempo livre para curtir aquelas poucas horas de festa ao ar livre.

Outra experiência semelhante, que tive recentemente, foi ao comprar lentes para meus novos óculos de grau. A Optmob, que conheci por meio de uma nota na imprensa (pausa para destacar a importância de uma assessoria de imprensa para alavancar um negócio), veio até o meu trabalho para fazer a medição e pegar a armação. Quando estiver tudo pronto, eles me entregam no lugar combinado, sem custo de entrega (mesmo se estiver embutido no preço, o simples fato de não estar explícito, também já faz a diferença).

É preciso facilitar, descomplicar, fazer com que o cliente ganhe tempo enquanto você ganha dinheiro. Quando o preço é justo - nos dois casos citados acima foi assim - fica ainda melhor. Tentar estar mais próximo, ter diferenciais no atendimento e entender as necessidades dos consumidores deveriam ser premissas para um bom negócio. 

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, pós-graduada em Marketing de Serviços, pela ESPM, e com MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. É a responsável pela Comunicação Social do IPE, da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Atuou ainda na comunicação da Martins + Andrade, Uffizi, CDL Porto Alegre, Palácio Piratini e Assembleia Legislativa. Tem o site www.graziaraujo.com.

Comentários