Go fuck yourself, Mr. Cheney

Foi exatamente isto que um médico americano, um dos tantos atingidos pelo furacão Katrina, disse diretamente ao destinatário. Estava o vice-presidente fazendo discurso junto …

Foi exatamente isto que um médico americano, um dos tantos atingidos pelo furacão Katrina, disse diretamente ao destinatário. Estava o vice-presidente fazendo discurso junto ao cenário de desolação quando este homem começou a xingá-lo. E, como em tudo nos EUA, a CNN transmitiu ao vivo.


A ira do homem tem duas razões, pelo menos. Uma delas certamente foi o despreparo do governo da maior potência mundial em responder prontamente à destruição causada pelo Katrina. Desde o ataque aéreo às torres do WTC já se suspeitava, mas aos poucos vai se confirmando que a indestrutibilidade americana não é tão real assim. Acredito que os americanos estejam sendo ofuscados pela soberba, o que de certa forma é natural. Quando qualquer indivíduo atinge o ápice, é natural que se sinta indestrutível, inalcançável, intocável. Imagine quando isto ocorre com um país.


No caso das torres gêmeas, foi eleito como culpado primeiro Bin Laden. Depois, quem terminou pagando o pato foi Saddam Hussein e principalmente o povo iraquiano. Na situação de 11/09, foi fácil personalizar o culpado (ou culpados). Quando o culpado foi identificado, as armas se voltaram contra ele. De nada adiantou, pois não conseguiram ainda localizar Osama Bin Laden (se é que ele é realmente o responsável. Já li que Osama tem mais fama do que realmente faz), tampouco terminar a guerra, que já dura meses, sem previsão de término.


Mas e quando o "culpado" não pode ser assassinado? Foi o caso do Katrina. Na eterna terra dos mocinhos e bandidos que são os EUA, sempre há o impulso do código binário: ou se é inocente ou culpado. Não importam as circunstâncias. Ou se é totalmente bom, ou totalmente mau. Mas e o bandido, neste caso, foi quem? Foi a Natureza? Ou fomos nós, que teimamos em destruí-la? Os maniqueístas americanos devem estar mesmo perdidos.


Agora, talvez valha uma reflexão. A Natureza está nos dando sinais? Primeiro, uma devastação em um paraíso como a Indonésia (e regiões vizinhas). Agora, o país (quase) "intocável" atingido violentamente. Acredito, neste caso, mais em coincidência, mas por via das dúvidas é bom prevenir. Nós (humanos), que nos achamos tão capazes, tão incríveis, estamos sendo literalmente sacudidos violentamente. Talvez seja hora de acordar. Quem sabe esta é a mensagem.

Comentários