Imagens e o inconsciente coletivo

*Vou entrar junto com Coletiva.Net no destaque a Celso Chitolina, um dos grandes fotógrafos brasileiros, e falar sobre imagem. O inconsciente coletivo, citado e …

*Vou entrar junto com Coletiva.Net no destaque a Celso Chitolina, um dos grandes fotógrafos brasileiros, e falar sobre imagem.
O inconsciente coletivo, citado e criado por Carl Jung, é o "local" onde ficam armazenados os arquétipos (que são símbolos e imagens comuns a todos nós, humanos). Sabe aquelas coisas que todos os seres humanos têm na cabeça? Idéias, conceitos e imagens recorrentes? Isto configura o inconsciente coletivo. Mas o que é o nosso pensamento, o funcionamento de nossa mente, se não uma coleção de imagens? Pense. Sempre que nos lembramos de algo, há imagens associadas. Pois a imagem se presta a dar as cores e tons ao que sentimos. Quando sonhamos, as cores acompanham os sonhos. Sonhos tranqüilos: azul e amarelo, por exemplo. Pesadelos: vermelho, roxo. E imagens igualmente relativas ao sonhado: eu tenho (e todos têm) aquele clássico pesadelo em que vou caindo em um abismo sem fim. Caindo, caindo, caindo?
Imagens são resumos. A imagem tem um poder de síntese incrível. Talvez justamente por isto sejam delas que nos lembremos. Se há coisa que o nosso cérebro é, é inteligente. E, para economizar memória e facilitar as coisas para nós, ele guarda imagens.
E o que é o Top of Mind se não o campeonato das imagens? Qual marca lhe vem à cabeça quando falo em? Por que nos lembramos de uma determinada marca? Porque utilizamos o produto. E por que utilizamos? Porque ele tem qualidade e porque está presente na mídia. O vemos a todo momento. O que fica na nossa memória? Uma imagem. Novamente ela, a imagem. (A propósito de Top of Mind, a revista Amanhã fez um Top das marcas corporativas, ou seja, as queridinhas das empresas. Para conhecer, clique aqui).
As imagens nos dominam. E não somente agora que vivemos no universo do Botox e do silicone. A importância da imagem sempre foi grande na vida da humanidade.
Atualmente, fala-se mais na questão estética e visual: design, embalagem, forma física, beleza. Valoriza-se (de forma excessiva) o aspecto, em detrimento de outras coisas bem mais relevantes. Mas não há como negar a importância e a influência da imagem.
Escolhi este tema, hoje, em função do Chitolina ser destaque na Coletiva e em função de estarmos na época do ano em que se valoriza demais a forma física. Ou seja, estão todos de olho na imagem.
Algumas fotos famosas (além daquela do marinheiro beijando a moça, que foi ao ar em Coletiva.Net na coluna do Eliziário Goulart Rocha?).


__ __ __
__

Da esquerda para direita: Vênus de Milo,
Pelé, Cafu, Elvis Presley, Odete Roitman e Mário Quintana


[email protected]

Comentários