Os talentos da comunicação

Por Grazi Araujo

Sou uma entusiasta de comunicação, confesso. Meus olhos brilham quando participo de diferentes etapas do processo de construção, seja de pautas isoladas ou campanhas mais complexas. Talvez seja pelo encantamento adquirido ao estudar planejamento e entender que quanto mais lados conseguirmos unir, mais completo se dá o resultado.

Tudo começa na necessidade de comunicar. E se destaca pela capacidade de perceber o papel de cada especialista na elaboração da estratégia, das ações, do alinhamento de discurso e do momento de botar a cara para rua. Evidente e compreensível que o prazo é sempre o culpado por eventuais tropeços ou atropelos, além do perfil de cada "cliente final".

Escrevo para defender a importância da participação de publicitários, jornalistas, relações-públicas e social media do início ao fim do processo. A sinergia entre os comunicadores é imprescindível para um alinhamento de discurso e um êxito de estratégia. Cada um vai comunicar pelo seu meio, mas a mensagem precisa ser a mesma. Para isso dar certo? Muita conversa, diálogo, verdades, contrapontos... o tão famoso brainstorming é o pai de todas as boas criações.

Quando a campanha nasce com pai, mãe, tia, primos e tudo mais, a propaganda não é apenas um comercial, a notícia transmite informação com conteúdo e o post não é só mais um no feed. O marketing reúne esses profissionais geniais, criativos, ligados em 220v. O bom marketing faz um bom uso destes talentos para contemplar os diferentes públicos, mapear os caminhos a conquistar e ocupar os devidos - e merecidos - espaços.

Nessa salada toda, precisamos entrar desprovidos de vaidade. Cada um sabe um pouco do todo, não há donos de verdades e nem diplomas mais conceituados. São diferentes experiências já vividas e percepções que se completam. Essa construção em equipe dá brilho no olho, sorriso no rosto e o encantamento tão necessário e desejado em toda a elaboração de uma pauta, de uma campanha ou de qualquer processo que conte com a qualificação e o conhecimento de comunicadores.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, pós-graduada em Marketing de Serviços, pela ESPM, e com MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente é chefe de Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Tem o site www.graziaraujo.com.

Comments