Você conhece algum tiranossauro rex?

Por Grazielle Araujo

As espécies de dinossauros eram bastante diversificadas, com singularidades, formas e características peculiares. Semelhante ao que encontramos nas empresas, com funcionários de diferentes perfis. No texto da semana passada escrevi sobre os funcionários 'polvos'. O de hoje é sobre os que têm braço curto, tipo um dos mais famosos dinossauros, o rex.

São aqueles que se fazem de salame mesmo, de loucos para passar bem, conhece? Os que saem de fininho quando começam a ver uma movimentação, os que não botam a cara a tapa na hora do combate e que, no fim, não levam louros nem culpa. Ao contrário do dinossauro, por vezes, passam até por invisíveis. Como não são do tipo que fazem questão de ser ou estar, acabam sendo deixados de lado. Não são necessariamente escanteados, mas como nem ajudam nem atrapalham, acabam, na maioria das vezes, não saindo da inércia. Ficam ali, fazendo estritamente o necessário, olhando os ponteiros do relógio avançarem e comentando sobre tempo ou coisas parecidas. Estão sempre com o mesmo humor, o mesmo tom de voz, o semblante semelhante. Quando são chamados para executar algo - da sua atribuição - vão numa boa, sem reclamar.

Alguns encontram uns velociraptors pelo caminho, colegas que fazem por si e pelos outros. Eles gostam, é claro. Dá uma agitada na rotina. Outros encontram uns estegossauros, que gostam do ritmo lento e criam uma certa aproximação. E vão levando, batendo seu cartão, cumprindo as regras do contrato e contribuindo para a aposentadoria.

O que mais impressiona é que mesmo com braço curto, tem muita gente com vida longa nas empresas. Nos próximos dias vou assistir a recente estreia do Jurassic Park e ver se me inspira para mais textos. 

 

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, pós-graduada em Marketing de Serviços, pela ESPM, e com MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. É a responsável pela Comunicação Social do IPE, da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Atuou ainda na comunicação da Martins + Andrade, Uffizi, CDL Porto Alegre, Palácio Piratini e Assembleia Legislativa. Tem o site www.graziaraujo.com.

Comentários