Volte aos mesmos lugares também

Por Grazi Araujo

Aquelas frases de Instagram dizem para viajar uma vez ao ano para um lugar onde você nunca foi antes. Concordo e acho que devemos mesmo conhecer mais e mais neste mundão afora. Por outro lado, quando você encontra um lugarzinho que toca algo mais fundo dentro do coração, que dá uma saudade de voltar sem nem ter ido embora e que quando volta, sente um bem danado, volte sempre que puder! 

Sempre que a vida permite, as malas estão prontas para viajar. Não é trabalho nenhum, vamos combinar. Fazer turismo, conhecer a história e os encantos de cada canto é fascinante. Tem muitas fotos, lembranças, posts, memórias e tudo mais que visitar um lugar novo traz consigo. Temos que fazer. Mas já experimentou se permitir fazer somente o que tem vontade, assim, longe de casa? De férias mesmo, até das obrigações de turista. É bom demais, revigorante. Sou suspeita para falar desses lances de energia, por acreditar tanto em tudo isso.

Escolher um destino repetido não é tão simples assim de ser compreendido. "Vocês vão de novo para Salvador"? - Sim, e vamos ficar no mesmo lugar de sempre. "Mas por quê?" Estar onde se quer faz com que tudo se renove, ressignifique, reenergize. É quase um reset no peso que as mil atribuições que o longo do ano nos dá. O Porto da Barra é isso. As águas do mar te banham de esperança para o ano que segue. O sol aquece tanto que esquecemos do Inverno congelante que temos no nosso Sul. O jeito cadenciado de viver mostra que não precisamos sempre nos apressar.

O sotaque não engana ninguém e aí que está a graça. Sim, nós não somos daqui, mas nos sentimos cada vez mais pertencentes a este cantinho do Brasil. Conseguimos acompanhar a evolução do cuidado com a cidade e o quanto muitos locais dedicam à gestão pública essa mudança. Dá para fazer e dá para notar. E a população reconhece boas mudanças.

Tem situações que ainda nos deixam com a sensação de que somos pequenos - é tão distante - perto deste imenso Brasil. Mas vamos aprendendo a falar do nosso frio como uma propaganda e, desta vez, pudemos ver o quanto o turismo da nossa Serra cresceu! Coisa bem boa ouvir falar que os baianos adoraram nosso vinho, nossa comida, nossa cultura. E muitos ainda nem cruzaram a nossa linda e renovada orla, pois Porto Alegre segue sendo passagem.

De tudo que se leva de cada viagem, as melhores, eu diria, além das experiências, são as pessoas que cruzam nosso caminho e o que agregamos de boas lembranças. Deixar um pouquinho de si por onde andamos é como criar laços. Levar um pouquinho do que gostamos é como um presente para a vida. Assim, tudo se equilibra, a bagagem fica mais leve e a vontade de escrever sobre tudo isso não cessa.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários