"PROPAGANDA NÃO ACOMPANHA DIVERSIDADE NACIONAL"

Cobertura especial – Apoio Band/DCS São Paulo – O auditório do MaxiMídia lotou novamente para ouvir a palestra do presidente da RBS, Nelson Sirotsky, …

Cobertura especial - Apoio Band/DCS

São Paulo - O auditório do MaxiMídia lotou novamente para ouvir a palestra do presidente da RBS, Nelson Sirotsky, que propôs abrir um debate sobre a diversidade regional do país e a sua importância para a mídia. Sirotsky disse que a grande maioria do parque da comunicação nacional reflete diariamente a diversidade das regiões do Brasil, mas não tem certeza de que isto aconteça com a propaganda brasileira. Ele fez uma longa e abrangente demonstração dos números nacionais, para confrontar com o que chama de visão estereotipada dos valores econômicos brasileiros que impedem que os grandes anunciantes aproveitem todas as oportunidades de comunicação de forma adequada.
Para demonstrar sua tese, Nelson Sirotsky desenhou um Brasil diferente que a mídia não está acostumada a ver. Mostrou, por exemplo, que uma pesquisa nacional revela que o perfil de povo batalhador está mais para Recife (20%) do que para Porto Alegre (9%). Já os porto-alegrenses são mais liberais (20%) do que os cariocas (3%). O presidente do principal grupo de comunicação gaúcho se revelou inquieto diante da pouca atenção dada pela propaganda brasileira, especialmente com as diferenças regionais, num país de dimensões continentais, com 170 milhões de habitantes e o quinto maior do mundo, e onde, dos seus 5.561 municípios, apenas cerca de 300 representam 75% do que se consome do país.
Sirotsky viajou de norte a sul do país com dados curiosos e surpreendentes, para perguntar se a propaganda brasileira estava realmente atenta ao Brasil das diversidades. No final de sua bem produzida palestra, que desta vez deixou de lado recursos teatrais e ares de superprodução para ser acompanhada apenas por uma boa produção de vídeos, Nelson Sirotski não resistiu à oportunidade de vender bem os produtos do grupo que preside, destoando um pouco da sua apresentação original. Para provar que gaúchos e catarinenses gostam de mais coisas do que chimarrão e praia, ele enalteceu as belezas da mulher gaúcha, as produções culturais, os eventos e os valores esportivos para mostrar como a RBS no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina valoriza a visão regional com suas peculiaridades. Tudo, obviamente, pronto para receber os anunciantes com sabor nacional. Sirotsky agradeceu a presença de Boni Sobrinho, Petrônio Correa, Marcos Dvorskin e Pedro Sirotsky e encerrou salientando a participação de Pedro Parente, pela primeira vez num evento nacional como vice-presidente do Grupo RBS.

     

Comentários