"Publicidade não é arte, é negócio", parafraseia diretor-geral da África Zero

Em painel, Cláudio Kalim falou sobre importância do profissional de Atendimento na gestão das agências

Após painel, Claudio Kalim e Liana Bazanela em bate-papo | Divulgação/Coletiva.net
A evolução do papel do profissional de Atendimento no processo comunicativo dentro das agências foi o centro da discussão comandada pelo diretor-geral da África Zero, Cláudio Kalim. Para defender a função, o executivo parafraseou Nizan Guanaes durante painel promovido pelo Grupo de Atendimento do Rio Grande do Sul (GA-RS), nesta quarta-feira, 23. "Publicidade não é arte, é negócio", defendeu, após mencionar que muitos jovens ingressam nas faculdades direcionados à criação ou para atuarem como estrategistas. "Precisamos gerir e ter visão de negócio", reiterou aos mais de 40 presentes no auditório do Edifício The Place, em Porto Alegre.
Em sua exposição de ideias na palestra ?Do mad man ao business man?, Kalim falou que os profissionais de Atendimento estão conquistando, cada vez mais, espaços de liderança nas organizações, em razão da postura e do pensamento semelhante aos donos das empresas. Ele argumentou que este movimento se explica pelo colaborador estar encarando essa função como um gestor e não somente como um responsável por nutrir um relacionamento entre agência e cliente. "Nós não somos os únicos, mas devemos impulsionar isto. Precisamos nos apresentar como consultores capazes de gerar maior receita aos negócios", pontuou.
Antes de citar algumas dicas de como se tornar um profissional de Atendimento mais preparado às novas demandas do mercado, mencionou que suas ponderações são sugestões para auxiliar o processo de mudança dos atuantes na área. Dentre elas, sugeriu que os presentes corressem mais riscos nas suas atividades. "Não conheço alguém que tenha conquistado o sucesso sem antes ter falhado. Não tenham medo", encorajou. Também indicou que viajassem para fora do País para vivenciar novos formatos de trabalho, investissem em startups e campanhas de crowfunding, e empreendessem em projetos pessoais. "Mude ou mudam por você", observou.
Ao final, a presidente do GA-RS, Liana Bazanela, mediou o bate-papo entre Kalim e o público. Na ocasião, uma das presentes colocou que se sente insatisfeita com a titulação ?Atendimento?, devido ao serviço que este profissional desempenha, ao que o executivo concordou, embora tenha defendido que, antes de mudar nomeações, é necessário alterar comportamentos. "Enquanto os profissionais de Criação, Mídia e Planejamento estavam se especializando para acompanhar as transformações, nós ficamos de braços cruzados. Precisamos entender as lógicas digitais e as novas ferramentas. Se não agregarmos, vamos morrer", finalizou.

Comentários