"Quem não foi, perdeu boas oportunidades", diz Simas sobre Jornada Literária

Em três dias de programação, evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre público e palestrantes

Milton Simas | Crédito: Elson Sempé Pedroso
Com um público de aproximadamente 150 pessoas, entre profissionais de imprensa e palestrantes, a Jornada Literária Jornalística marcou o aniversário do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors). Promovido pela própria entidade, o evento ocorreu na última semana, no auditório da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg-RS), em Porto Alegre. Ao Coletiva.net, o presidente do sindicato informou que "quem não foi, perdeu boas oportunidades de troca de conhecimento".
Da programação intensa participaram os autores Paulo César Teixeira e Cristiano Bastos, que falaram sobre como conciliaram as atividades de jornalista com as de escritor. Os editores Tito Montenegro, da Arquipélago Editorial; Flávio Ilha e Denise Nunes, da Editora Diadorim; Gustavo Guertler, da Belas Letras; e Clô Barcellos, da Libretos, também integraram o time de palestrantes.
No segundo dia de encontro, o professor da Unisinos Fabrício Silveira explicou como se dá a produção de livros dentro do ambiente acadêmico, e no terceiro e último dia, os jornalistas Rafael Guimaraens e Elmar Bones, do Jornal Já, debateram sobre a escrita de reportagens mais aprofundadas no formato literário.
Durante os três dias, foram disponibilizadas ao público obras literárias produzidas por jornalistas. Quem participou do evento teve a oportunidade de adquirir livros com desconto de 20% para não sindicalizados e de 50% para sindicalizados e estudantes.
Ao portal, Simas adiantou, ainda, que os membros do sindicato irão avaliar qual será a próxima ação. "Vamos ver se será no Interior, com os profissionais de lá, pois, devido à falta de infraestrutura, não temos como levar escritores e jornalistas daqui para outras cidades", relatou.

Comentários