"Temos que dominar o poder das redes sociais", diz Marcus Paim em debate

Consultor de empresas e diretor da Oito Totalbrand participou da segunda edição do Coletiva Debates, encabeçado pelo portal

Divulgação/Coletiva.net
Dominar as redes sociais e seu poder de compartilhamento de informações é um dos caminhos da comunicação. A afirmativa é do consultor de empresas e diretor da Oito Totalbrand, Marcus Paim, durante a segunda edição do Coletiva Debates. Encabeçado pelo portal Coletiva.net, o evento foi realizado na última terça-feira, 11, na ESPM-Sul - parceira desta edição - e contou ainda com outros quatro especialistas em diferentes setores da comunicação.
Dividiram o palco do auditório do prédio C da instituição de ensino, além de Paim, Cesar Paz, fundador e presidente do Conselho de Administração da AG2 Nurun; João Miragem, diretor-geral da agência Escala; Marcelo Aimi, professor de pós-graduação na ESPM-Sul; e Marta Gleich, diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS. Provocados pelo mediador José Antonio Vieira da Cunha, que é diretor da agência Moove e curador de Coletiva.net, os debatedores falaram sobre o futuro de suas áreas de atuação, que correspondem a Marketing, Digital, Publicidade, Academia e Jornalismo, respectivamente.
Cesar Paz concordou com Paim e acrescentou que é preciso ser transparente, pois está cada vez mais difícil se esconder do público que, por sua vez, está mais criterioso. João Miragem compartilhou da mesma ideia e defendeu que também é importante entender que a mudança na comunicação é um processo constante e que é preciso se adaptar. O publicitário também trouxe a questão de o mercado no Rio Grande do Sul ser fechado e afastado do eixo Rio-São Paulo, onde estão as grandes empresas de mídia.
Para Marta, o modelo ideal para o Jornalismo é que o consumidor passe a monetizar parte das informações, junto com a publicidade. "O leitor busca uma informação mais completa e em meios de comunicação que têm credibilidade. Ele está disposto a pagar por isso. Acredito que este é o caminho", declarou.
Leia mais:

Especialistas discutem sobre futuro da comunicação no Coletiva Debates

Comentários