"Tudo que você faz está automaticamente disponível"

Fernanda Romano falou para um auditório lotado sobre as marcas no cyberespaço

A publicitária Fernanda Romano, que voltou ao Brasil há cerca de seis meses, viajou pelo mundo numa espécie de 'ano sabático'. Logo que começou sua palestra, 'Criação nos tempos das mídias sociais', ela revelou o prazer em estar ministrando o painel, pois já fazia mais de cinco anos que não participava de eventos no Brasil. "Também vou deixar claro que larguei a atividade em agências porque publicitário é tudo chato. Um bando de gente que, ao invés de ser seguido, segue os outros e não inova em nada", afirmou, arrancando risadas do auditório lotado. Por outro lado, minimizou: "Logo volto a trabalhar com publicidade porque amo o que faço. Só quero fazer diferente do que já vi".
Quando começou a falar dos cenários das mídias sociais, destacou que não gosta da palavra 'digital', pois a considera limitada, então prefere usar cyrberespaço. Fernanda enfatizou que "tudo que se faz é público". "Não existe mais privacidade. Tudo o que você faz está automaticamente disponível na internet." Para ela, dizer que o mundo mudou é pouco: "Absolutamente tudo mudou".
Mobilidade também foi um conceito abordado pela publicitária, que logo brincou ao dizer que não era necessário entender tudo desta tecnologia, apenas conhecer quem soubesse. "Na verdade, as telas são irrelevantes, o que importa é o comportamento". E mais do que isso, Fernanda afirmou que "daqui para frente nossa existência física estará cada vez mais conectada à existência no cyberespaço", mas ponderou: "Cuidado, pois as marcas devem existir de verdade na vida das pessoas, e as bem-sucedidas devem ter respeito, honestidade e compromisso com seu público".
A última palestra da Semana da Comunicação será ministrada por Jonathan Mildenhall, da Coca-Cola. A movimentação no Hotel Sheraton permanece grande e muitas pessoas aguardam o próximo painel. A programação será encerrada nesta noite, às 20h, no Jantar da Propaganda, que terá cobertura online e de TV pela Coletiva.net. O acompanhamento de toda a Semana do portal foi realizada em parceria com o Grupo RBS, a Procempa e a ADI-RS.
Imagem

Comentários