Abigraf comemora oito mil novos empregos no Dia do Gráfico

Entidade aproveita o 7 de fevereiro para apresentar evoluções no setor

Conforme balanço divulgado pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), hoje, Dia do Gráfico, o setor criou 8.081 empregos em 2006, elevando o total de novos postos de trabalho, nos últimos seis anos, para 23.777. O contingente empregado atingiu 191.357, ante 183.276 em 2005, porém, a concentração da mão-de-obra está em três estados: São Paulo (45%), Rio de Janeiro (10%) e Paraná (9%). "Nada melhor para comemorarmos esta data tão significativa quanto ver que o empresário gráfico vem conseguindo aumentar seu quadro de pessoal, principalmente quando avaliamos as taxas de crescimento industrial que o país vem tendo nos últimos anos", destaca Mário César de Camargo, presidente da Abigraf e do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo.


Segundo a entidade, o perfil de escolaridade do trabalhador gráfico também cresceu. Em 1996, a maior parte dos funcionários tinha apenas o Ensino Básico. Em 2004, a qualificação foi para Ensino Médio completo. No mesmo período, houve aumento da participação da mão-de-obra nos níveis superior incompleto e completo.


O Dia do Gráfico é celebrado no Brasil em 7 de fevereiro, porque a data coincide com a da fundação do primeiro sindicato dos trabalhadores do setor. Antes, comemorava-se em 6 de maio, dia do padroeiro dos gráficos, São João Evangelista.

Comentários