Aceg estabelece prazo para regularização profissional de cronistas

Durante um ano, entidade aceitará associação de cronistas esportivos em modalidade temporária

Após reuniões realizadas com os sindicatos dos jornalistas e dos radialistas, a Associação de Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) definiu as medidas para regularizar, no prazo de um ano, os cronistas que ainda não possuem registro profissional. Em parceria com a Oscip Padre Landell de Moura, serão realizados cursos em determinadas regiões do Estado, a fim de formalizar a situação dos profissionais. As datas e os locais serão divulgados pelas entidades.
Dessa forma, a Aceg aceitará associações temporárias de trabalhadores em emissoras de rádio, TV, jornal, blogs e sites, para o devido credenciamento em cobertura de eventos esportivos, mediante o comprometimento do profissional em regularizar seu registro. Após o prazo de um ano, quem não tiver cumprido com os termos não terá direito a requisitar associação.
Edgar Vaz, presidente da Aceg, Milton Simas Júnior, presidente do Sindicato dos Jornalistas, e Antônio Edisson Caverna Peres, do Sindicato dos Radialistas, consideram que a parceria qualifica os profissionais de comunicação e respeita a Lei 6.615, dos radialistas, e as funções dos jornalistas. Além disso, está adequada ao Estatuto da Aceg.
Além destes, participaram das tratativas a presidente da Oscip, Gislaine Bier, os diretores do Sindicato dos Radialistas Silvonei Nunes Benfica e Antonio Malheiros, e os representantes da Aceg Nelson Cerqueira e Márcio Beyer.

Comentários