Agora é oficial: Disney formaliza fusão com a 21st Century Fox

Transação gira em torno de US$ 70 bilhões

Após meses de negociação, a Walt Disney Company divulgou na página oficial da empresa na internet a fusão com a 21st Century Fox, em uma transação que gira em torno de US$ 70 bilhões. O anúncio foi publicado na madrugada desta quarta-feira, 20. "Este é um momento extraordinário e histórico para nós, que vai criar um valor significativo a longo prazo para nossa empresa e nossos acionistas", declarou o CEO da Disney, Robert A. Iger.

Embora a aquisição estivesse praticamente certa desde o ano passado, uma das complicações envolvia os canais esportivos, cujos órgãos reguladores de diversos países receavam comprometer a concorrência no segmento de TVs por assinatura. A Disney já detém a ESPN, enquanto o canal Fox Sports pertence à Fox.

No ano passado, as duas empresas assinaram um termo de consentimento com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, no qual ficou determinado que a primeira se comprometeria a alienar as redes regionais de esportes da Fox. No desmembramento de portfólio da Fox, que foi concluído hoje para a Fox Corporation, foram afetadas as empresas de notícias, esportes e transmissão da Fox, que inclui o Fox News Channel, a Fox Business Network, a Fox Broadcasting Company, a Fox Sports, o Fox Television Stations Group e o cabo esportivo, redes FS1, FS2, Fox Deportes e Big Ten Network.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no Brasil, autorizou a transação com algumas restrições, dentre elas a venda do canal esportivo da Fox.

Comentários