Agora, Instagram permite que usuários denunciem fake news

Se for comprovada que a postagem é falsa, ela será escondida no feed e nas hashtags da rede social

A partir desta sexta-feira, 16, o Instagram permitirá que seus usuários relatem postagens que podem conter informações falsas. As publicações denunciadas serão enviadas para verificadores de fato da rede social e, se for comprovada que é falsa, a postagem será escondida no feed e nas hashtags da rede social.

"A partir de hoje, as pessoas podem nos informar se veem postagens no Instagram que acreditam ser falsas. Estamos investindo fortemente em limitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos, e planejamos para compartilhar mais atualizações nos próximos meses", disse Stephanie Otway, porta-voz do Instagram, ao portal norte-americano Mashable.

A postagem, porém, continuará a ser exibida nos feeds de pessoas que seguem a conta, mas não será fácil de ser encontrada por não-seguidores. Por enquanto, o Instagram só funciona com os checadores de fatos dos Estados Unidos. No entanto, segundo Otway, os novos relatórios de usuários serão usados para ajudar a treinar a tecnologia de inteligência artificial presente no Instagram, que pode eventualmente detectar de maneira automática alguns tipos de informações falsas.

Comentários