Agressões a jornalistas brasileiros são destaque no Boletim da ARI

Informativo eletrônico também registra profissionais e veículos de comunicação que foram condenados na Justiça


Nesta semana, o informativo eletrônico Tambor da Aldeia registrou as agressões aos repórteres Caco Barcellos, da TV Globo, e Guilherme Ramalho, de O Globo. Os jornalistas cobriam o protesto de servidores públicos em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), quando foram atacados por manifestantes. Conforme o boletim editado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ramalho foi atingido por pontapés e socos, e Caco foi cercado e expulso do local.
Em Pelo Mundo, o Tambor da Aldeia destaca o fato de que a esposa do presidente eleito dos Estados Unidos, Melania Trump, processou o jornalista esloveno Tomaz Mihelic por "difamação, afirmações falsas, infundadas e sensacionalistas". O repórter divulgou que a futura primeira-dama trabalhou como acompanhante nos anos 1990. Em nota à imprensa, a advogada dela declarou que a publicação trouxe um prejuízo "em escala mundial", levando em consideração a exposição de sua cliente.
Essas e outras notícias estão disponíveis no boletim da ARI, que disponibiliza o e-mail [email protected] a profissionais e estudantes que queiram fazer denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. Editado por Vilson Antonio Romero, o Tambor da Aldeia também é repercutido no programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre.

Comentários