Agressões a profissionais de imprensa são destaque em Boletim da ARI

Tambor da Aldeia registra violência e projeto que transforma em crime hediondo homicídio de jornalistas em razão da profissão


O boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), divulgado nesta semana, registrou agressões contra jornalistas e veículos. Entre os destaques do Tambor da Aldeia está a agressão sofrida pelo fotógrafo André Lucas Almeida, do coletivo Choc Documental, de São Paulo. O profissional foi agredido por um policial militar (PM) durante a cobertura do protesto contra o presidente da República na Av. Paulista. Ele foi atacado após tentar registrar apreensão e agressão a uma vendedora ambulante.
O informativo ainda destaca que a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) repudiou as agressões sofridas pelo cinegrafista Amós Alexandre, da GloboNews, durante cobertura da CPI da Máfia da Merenda, na Assembleia Legislativa. Na confusão que envolveu estudantes, manifestantes e policiais, Amós levou um soco de um policial militar.
No âmbito jurídico, o boletim dá espaço para o Projeto de Lei do Senado (PLS) 329/2016, apresentado pelo senador licenciado Acir Gurgacz (PDT-RO), que transforma em crime hediondo o homicídio de jornalistas em razão de sua profissão. Com pena mais severa, os condenados, inicialmente em regime fechado, não terão direito a anistia, graça e indulto. O projeto seguiu para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), porém ainda não há um relator designado para analisar a proposta.
Essas e outras informações estão detalhadas no link tambordaaldeia.blogspot.com.br.
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários