América Latina recebe curso de Jornalismo Investigativo

Universidade Columbia, Fundação Gabriel Garcia Márquez e Novo Jornalismo Ibero-americano organizam treinamento para 2017


A Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, a Fundação Gabriel Garcia Márquez e o Novo Jornalismo Ibero-americano promoverão um curso de Jornalismo Investigativo para repórteres da América Latina. Destinado aos profissionais que atuam em qualquer plataforma de difusão de notícias, o treinamento, que será ministrado em espanhol, ocorrerá de 6 a 17 de março de 2017, em Cartagena das Índias, na Colômbia. Ao todo, serão selecionados 20 jornalistas para participar do programa.
Em acordo assinado pelo reitor da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, Steve Coll, e o diretor-geral da FNPI, a proposta da qualificação é desenvolver atividades de formação e promover o intercâmbio de jornalistas do continente americano. Também tem como objetivo estimular a inovação e a ética jornalística no exercício profissional.
O cronograma da qualificação apresentará desde os aspectos básicos da concepção de um projeto investigativo até a administração e execução dele em sua fase final e divulgação. Também abordará pontos referentes às investigações transnacionais. As aulas serão ministradas por professores da Universidade Columbia, profissionais da FNPI e jornalistas ibero-americanos.
Durante o período de estudos, os participantes aprenderão a obter e coletar informações de fontes externas, analisar, visualizar dados e contar histórias digitais em diferentes plataformas. Aperfeiçoarão, ainda, suas habilidades de pesquisa em registros públicos internacionais, utilização de documentos financeiros, técnicas de entrevista, estruturação de reportagens investigativas e utilização de ferramentas multimídia.
Jornalistas em exercício, editores de projetos de investigação e professores universitários poderão se inscrever na iniciativa. Além disso, os interessados precisam ter domínio oral e escrito de espanhol e de Excel ou outros programas de administração de base de dados. As manifestações de interesse deverão ser efetuadas até 6 de fevereiro de 2017 pelo e-mail [email protected]. Para mais informações, em espanhol, acesse aqui.

Comentários