ANJ comemora 30 anos com livro sobre liberdade de expressão

Painel também debaterá o futuro do jornalismo

A Associação Nacional de Jornais lança nesta terça-feira, 18, em Brasília, o livro "A Força dos Jornais". No evento, comemorativo às três décadas da entidade, será realizado um painel sobre a liberdade de expressão e o futuro do jornalismo. O deputado Miro Teixeira, autor da ação que resultou no fim da Lei de Imprensa, será homenageado com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa.
Na sequência, será realizado o painel "Liberdade de Expressão e o Futuro do Jornalismo: o que dizem os jornalistas" no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, às 14h30. O principal convidado do evento é Iason Athanasiadis, que esteve recentemente preso 20 dias no Irã, em função da cobertura que fazia para o jornal norte-americano "Washington Times" das manifestações naquele país contra o resultado das eleições que reconduziram Mahmoud Ahmadinejad à presidência.

Também participam do debate os jornalistas brasileiros Merval Pereira (colunista de O Globo e comentarista da Rádio CBN e da Globonews), Marcelo Rech (diretor-geral de Produto do Grupo RBS), Daniel Piza (editor executivo e colunista de O Estado de S.Paulo), Carlos Eduardo Lins da Silva (ombudsman da Folha de S.Paulo) e Alon Feuerwerker (colunista do Correio Braziliense). Fernando Rodrigues, repórter da Folha de S.Paulo e diretor do Comitê Editorial da Associação Nacional de Jornais, coordenará a mesa.

O livro "A Força dos Jornais: os 30 anos da Associação Nacional de Jornais no processo de redemocratização brasileiro", escrito por Judith Brito e Ricardo Pedreira, presidente e diretor executivo da ANJ, trata das origens da entidade, seu crescimento e consolidação. É um trabalho de caráter histórico, que retrata a realidade dos jornais brasileiros nos últimos 30 anos. Aborda ainda o desafio das empresas jornalísticas diante da tecnologia digital e da internet.

Comentários