Associação de Cronistas do RS repudia ação da CBF

Em nota, Aceg condena imposição do cerceamento do exercício profissional dos repórteres no Campeonato Brasileiro Série A

Em nota divulgada no site da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), a diretoria da entidade repudiou a imposição do cerceamento do exercício profissional dos repórteres das emissoras de rádio na primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Manoel Flores, informou que os técnicos dos times das séries A e B solicitaram o fim das entrevistas de campo no intervalo dos jogos.
A decisão foi tomada em reunião ocorrida na semana passada no Rio de Janeiro, por ocasião do Seminário de Operações, que apresentou os protocolos de trabalho em campo para imprensa e demais setores envolvidos (clubes e federações). Após análise, a CBF informou na última sexta-feira, 13, - véspera do início do Brasileirão - a proibição das entrevistas a partir da primeira rodada, exceto para a emissora de TV detentora dos direitos de transmissão do campeonato, no caso, a Rede Globo.
No documento, o presidente da entidade, Edgar Vaz, informou que a associação não foi convidada a participar da reunião "e, certamente, se manifestaria contrária à imposição". A diretoria informa, ainda, que "a ACEG, em defesa dos interesses de seus associados, manifesta-se totalmente contrária a esta determinação, e exige que a medida seja revista imediatamente, sob pena de conflitos no futuro".
A nota consta também que o protocolo da CBF infringiu o que a Justiça reconheceu e determinou, em 6 de junho de 2015, o cumprimento da Lei Pelé - Artigo 90 F, que dá a "prerrogativa às Associações de Cronistas, e tão somente a elas o direito constitucional de proceder o credenciamento dos profissionais envolvidos em coberturas esportivas no Brasil".
Edgar informou que a violação da decisão judicial já foi repassada ao Judiciário pela Aceg, por meio de seus representantes, e reafirma que o pedido de credenciamento dos profissionais de imprensa para cobertura de jogos do Campeonato Brasileiro deverá ser feito diretamente junto à entidade pelo e-mail [email protected].

Comentários