Bar dos Cartunistas reabre suas portas

Tutti Giorni está localizado em frente ao Largo dos Açorianos

Cinco meses após seu fechamento, o Tutti Giorni está de volta. Há alguns dias, o 'Bar dos Cartunistas', como é conhecido, reabriu suas portas, dessa vez, em frente ao Largo dos Açorianos. "É um espaço maravilhoso que estava abandonado. Estamos revitalizando um lugar bacana da cidade. Os moradores do prédio não desciam à noite por medo. A maioria elogiou a abertura do bar", comemorou o proprietário, Ernani Marchioretto, em entrevista ao Sul21. Nesta nova fase, o estabelecimento manteve uma de suas fortes características, que era reunir um grande número de pessoas em seu entorno, sempre nas terças-feiras à noite.
Um pouco maior em tamanho, o visual do Tutti Giorni também permanece o mesmo, com um estilo de taverna. Outro aspecto mantido foi a ausência de garçons, pois os que trabalham lá são amigos de Nani, como é conhecido Ernani Marchioretto, e se revezam para ajudar o dono do bar. Desde o fechamento do primeiro local, ele estava decidido que reabriria em novo ponto, mas antes, candidatou-se para vereador pelo PSOL. Nani fez quase 400 votos, ficando em 11º lugar de um total de 50 candidatos do partido.
Fundado em 1989, o Tutti Giorni iniciou servindo apenas almoço, mas o pedido de um amigo para que cedesse o local nas terças-feiras à noite para que se reunissem os integrantes da Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) mudou o rumo do negócio. Após 23 anos de tradição, em junho deste ano foi promovida a última noite do bar, obrigado a fechar as portas por motivos judiciais. Na ocasião, cartunistas conversaram com Coletiva.net e lamentaram o fechamento, como pode ser conferido aqui. Nani recordou o dia contando que foi um processo doloroso: "Chorei durante dez dias. Me ligavam, eu pegava o telefone e chorava. Até hoje, se lembrar daquela noite, eu choro", lamentou.

Comentários