Blog de jornalista gaúcha será reconhecido pela legislatura portenha

Aquí me Quedo, de Gisele Teixeira, será declarado de "Interesse Cultural e Turístico de Buenos Aires"

Gisele Teixeira | Crédito: Arquivo pessoal
O blog Aquí me Quedo, da jornalista gaúcha Gisele Teixeira, ganhará o status de "Interesse Cultural e Turístico de Buenos Aires", já atribuído a espaços como estádio La Bombonera, a Confiteria Ideal e a Galeria Güemes. A distinção é concedida pela legislatura portenha, a Câmara de Deputados da capital argentina, e a entrega oficial do selo - um reconhecimento a lugares, pessoas ou projetos - ocorrerá em 19 de junho.
Criado há seis anos, o blog tem mais de 2.200 posts publicados sobre Buenos Aires e reúne cerca de 1,5 milhão de page views. Ao validar a distinção, os deputados argentinos destacaram que o blog propõe um novo olhar sobre a promoção da cultura argentina: "O Aquí me Quedo está orientado a um público que não busca se conformar com os estereótipos, ou com ler o que já acredita que sabe sobre a cidade e o país. Apresenta crônicas que resgatam os aspectos cotidianos da capital argentina, que vão desde um passeio pelos museus até a emoção pela descoberta de um neto pelas Avós da Praça de Maio".
O blog é dividido em três partes: Buenos Aires, Outras Viagens e Tango. Na primeira, estão os posts sobre a cidade, divididos em temas como arquitetura, gastronomia e fotografia, entre outros. Na segunda, artigos sobre as demais regiões do país, como Salta, Jujuy, Mendoza, Ushuaia, Córdoba - com sugestões de lugares para conhecer, onde se hospedar e o que comer. Por fim, a seção Tango busca levar aos brasileiros informações que vão além das meias de arrastão e dos estereótipos que envolvem o ritmo.
"Busco mostrar tesouros guardados na poesia, nos jeitos de dançar, na complexidade da música e nas pessoas por trás dos personagens das milongas. Pesquisando e dançando nas milongas populares encontrei muito vínculo entre as culturas dos dois países, um cruzamento de influências e muitas possibilidades de reencontro", diz Gisele, que acrescenta: "O Rio Grande do Sul, de onde venho, compartilha com a Argentina várias coincidências culturais: a milonga, os ?fuelles? - a gaita e o bandoneón, o mate, o frio, a cultura do campo".
Saiba mais sobre a jornalista.
- Gisele Teixeira (Cacapava do Sul, Brasil -1969)
Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS-Brasil), trabalhou por mais de oito anos na Gazeta Mercantil, atuando nas sucursais de Porto Alegre, Recife e Brasília. No Rio Grande do Sul, passou pelas redações dos jornais Correio do Povo, O Pioneiro e Jornal do Comércio. Recebeu dois prêmios nacionais de jornalismo por sua cobertura de temas agrícolas. Em 2005, foi umas das selecionadas para uma bolsa de estudos oferecida pela Fundaçao Reuters, em Oxford (UK). Desde 2008 vive em Buenos Aires, de onde mantém o blog Aquí me Quedo, declarado de Interesse Cultural e Turístico pela Câmara de Deputados daquela capital, em 2015. Trabalha como jornalista freelancer para jornais do Brasil e como escritora de guias de viagem para a empresa Trip Advisor. Entre os veículos para os quais colaborou - a partir de Buenos Aires - estão a revista Época, agência de conteúdos Eder Content, Clarín em Português, Zero Hora e Globonews. Durante quatro anos manteve a coluna semanal Cartas de Buenos Aires, publicada no Blog do Noblat, de Brasília.

Comentários