Boletim da ARI destaca agressão e censura contra comunicadores

Informativo Tambor da Aldeia atualiza informações sobre direitos sociais e imprensa livre

Nesta semana, o Boletim Tambor da Aldeia traz como destaque notícias sobre o ataque à sede do Grupo RBS em Porto Alegre durante protesto, a censura sofrida por um jornalista no Paraná, agressão a repórteres e fotógrafos em São Paulo, e a indenização que um ex-presidente da República ganhou de um veículo no Maranhão.
O boletim informa que a sede do Grupo RBS, onde funcionam os jornais Zero Hora e Diário Gaúcho e os estúdios da Rádio Gaúcha, foi atacada durante os protestos contra o governo interino de Michel Temer. Delegados da Polícia Federal pediram que o jornalista Marcelo Auler retirasse textos publicados em seu blog sobre a Operação Lava Jato. O repórter cinematográfico Marcelo Campos, da TV Globo, e os fotógrafos André Lucas Almeida, da agência Futura Press, e Gabriela Biló, do jornal O Estado de São Paulo, foram agredidos por policiais militares enquanto cobriam o protesto de estudantes na região central da cidade. O ex-presidente e senador José Sarney ganhou uma ação judicial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por danos morais contra o Jornal Pequeno, no Maranhão. O veículo foi condenado a pagar indenização de R$ 40 mil ao ex-presidente.
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.
O boletim completo pode ser conferido aqui.

Comentários