Boletim da ARI destaca agressões a profissionais de imprensa

Tambor da Aldeia atualiza informações sobre direitos sociais e imprensa livre

logo ARI Paim_nov15
Em São Paulo, policiais ameaçam repórter, fotógrafo é algemado e preso por agente do Detran durante o Carnaval em Manaus e jornalistas de Rondônia e do Rio de Janeiro são absolvidos pela Justiça são os destaques da edição desta semana do Boletim Tambor da Aldeia. A publicação é um informativo editado pelo Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da ARI (Associação Riograndense de Imprensa).
O repórter Leandro Machado, do jornal Folha de S. Paulo, sofreu ameaças de policiais ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) depois de assistir à detenção de um ambulante. No caso de Manaus, o fotógrafo Clóvis Miranda, do jornal A Crítica, foi algemado e preso por agente do Detran em meio à celebração carnavalesca, ficou detido por uma hora depois de registrar em vídeo a abordagem de policiais e a apreensão de um carro com caixas de som amplificadas, na festa. No Rio de Janeiro, os repórteres Cleide Carvalho e Germano Oliveira e o diretor de redação Ascânio Seleme, do jornal O Globo, foram liberados da indenização ao ex-presidente Lula por danos morais.
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.
Clique aqui para ler a íntegra do informativo.

Comentários