Boletim da ARI destaca agressões contra profissionais no Brasil

Informativo Tambor da Aldeia atualiza informações sobre direitos sociais e imprensa livre

Nesta semana, o Boletim Tambor da Aldeia traz como destaque notícias sobre profissionais agredidos em Brasília, Vitória, Porto Alegre e São Paulo. Também apresenta casos internacionais, como o de jornalistas que perderam a vida no Paquistão e na Índia, repórteres que foram condenados à morte por vazamento de informações no Egito. O informativo é editado pelo Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), sob a coordenação do jornalista Vilson Antonio Romero.
O boletim registra que uma equipe de reportagem da RBS TV foi agredida enquanto fazia a cobertura das manifestações do 1º de maio. O ato de violência aconteceu quando a repórter Guacira Merlin gravava matéria sobre uma manifestação promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em favor da presidente Dilma Rousseff. Em Brasília, profissionais de imprensa foram agredidos e hostilizados nas mobilizações e cerimônias de 11 e 12 de maio. Os repórteres Geilson Ferreira, Sergio Porto e André Falcão foram atingidos por socos e pontapés desferidos por um manifestante durante protesto contra o impeachment em 11 de abril, em Vitória (ES).
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.
O boletim completo pode ser conferido aqui.

Comentários