Boletim da ARI destaca agressões e processos contra imprensa

Tambor da Aldeia registra principais fatos que ferem liberdade de expressão

O boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) destaca agressões e processos judiciais contra jornalistas e veículos. Entre os destaques do Tambor da Aldeia está a denúncia por parte do promotor Luís Felipe Tesheiner do jornalista Matheus Chaparini, do Jornal Já, e do cinegrafista independente Kevin D"arc. Ambos foram condenados com outros oito estudantes por dano qualificado e desobediência civil durante a ocupação da Secretaria da Fazenda. Quando detido, Chaparini afirmou que se identificou como profissional de imprensa.
O informativo ainda registra a agressão sofrida pelo repórter Beto Garcia, da TV Matão, de São Paulo, quando documentava um acidente na Avenida São Lourenço, na região central da cidade. Na ocasião, o filho da vítima do acidente o atingiu com golpes e tentou lhe tomar o celular, a fim de impedir o vazamento da imagem de seu pai, que é empresário na cidade. A polícia ouvirá jornalista e agressor, que já tem passagem na polícia por lesão corporal.
No âmbito jurídico, o boletim dá espaço para o caso do apresentador Paulo Henrique Amorim, que foi condenado a indenizar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em R$ 40 mil, por publicar uma fotomontagem em que o magistrado aparece vestido como membro do exército nazista. O apresentador da Record alegou que os posts são livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, prevista na Constituição. Entretanto, o juiz Leandro Borges de Figueiredo, da 8ª Vara Cível, concluiu que houve dano moral. Ainda cabe recurso. Essas e outras informações estão detalhadas no link tambordaaldeia.blogspot.com.br.
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários