Boletim da ARI destaca condenação e violência contra profissionais

Informativo Tambor da Aldeia atualiza informações sobre direitos sociais e imprensa livre

Nesta semana, o Boletim Tambor da Aldeia traz como destaque notícias sobre um jornalista que sofreu atentado em Rondônia, manifestantes que hostilizaram equipe da TV Globo em São Paulo, e a condenação de Zero Hora e colunista pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A publicação é um informativo editado pelo Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da ARI (Associação Riograndense de Imprensa).
O boletim informa que o jornalista Lucas Bueno, do portal eletrônico Cujubim 19, teve a casa arrombada e sofreu um atentado a tiros na madrugada de 11 de abril. O criminoso levou apenas o cartão de memória da máquina fotográfica, o que reforça a desconfiança que o ataque tem ligação com o exercício da profissão.  Uma equipe da TV Globo foi hostilizada por um grupo de manifestantes contrário ao impeachment da presidente da República na tarde de 17 de abril, no vale do Anhangabaú, na região central da cidade. O jornal Zero Hora e a colunista Rosane de Oliveira tiveram mantida, na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJRS), a condenação a indenizarem, solidariamente, em R$ 180 mil (valor nominal) o desembargador Luis Felipe Difini, atual presidente do TJRS.
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.
O boletim completo pode ser conferido aqui.

Comentários