Boletim da ARI traz agressões, prisões e processos contra imprensa

Tambor da Aldeia registra principais fatos que ferem liberdade de expressão

O boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) destaca nesta sexta-feira, 1º de julho, diversas agressões, prisões e processos judiciais contra jornalistas e veículos. Um dos destaques do Tambor da Aldeia é a manifestação de cerca de 150 alunos, professores e jornalistas da PUCRS, em defesa do jornalismo livre. O encontro no saguão da Famecos foi mediado pelo coordenador de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff, que lembrou o caso do repórter Matheus Chaparini, do Jornal Já, detido por mais de 14 horas.
O informativo ainda registra o apoio da ONG Artigo 19 à campanha "Jornalistas contra o assédio", criada por um grupo de profissionais da área após a demissão da repórter do iG, que denunciou o cantor MC Biel por assédio sexual. Também é ressaltada a prisão da repórter Verônica Ferreira, da rádio Inconfidência, de Belo Horizonte, enquanto esta cobria a reintegração de posse no bairro Copacabana, localizado na região de Venda Nova.
No âmbito jurídico, o boletim dá espaço para o caso dos processos de juízes do Paraná contra o jornal Gazeta do Povo e seus jornalistas, que foi suspenso. Tratava-se de uma ação contra o veículo e seus profissionais por terem publicado notícias sobre os vencimentos dos magistrados. Essas e outras informações estão detalhadas no link http://tambordaaldeia.blogspot.com.br/.
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários