Cartunistas lamentam fechamento do Tutti

Integrantes da entidade representativa, Grafar, garantem que acompanharão o bar no novo endereço

O bar Tutti Giorni, conhecido como o "Bar dos cartunistas", encerrará suas atividades na noite desta terça-feira, 19, após 23 anos de funcionamento. Os cartunistas Augusto Francke Bier, Edgar Vasques , Fraga e Santiago conversaram com Coletiva.net e lamentaram o fechamento do estabelecimento. Popular por ser ponto de encontro de cartunistas, chargistas, jornalistas, músicos, artistas e escritores, o local será extinto por decisão judicial. O dono e único sócio, Ernani Marchioretto, deixou de pagar condomínio quando sofreu acidente, na década de 1990, e ficou em coma por semanas. Sem conseguir negociar a dívida, perdeu o ponto.
Fraga afirmou que ele e seus colegas foram muito felizes no bar localizado no viaduto da avenida Borges de Medeiros. "Ernani é uma grande figura e um anfitrião incrível", disse Fraga. O colega Santiago concordou: "Nos últimos tempos, era um fenômeno de público, inclusive atraindo os jovens". Ele ainda comentou que a turma de cartunistas se reunia no bar para falar sobre publicações, exposições e cursos que planejavam. "Eram reuniões ao estilo 'meio trago, meio trabalho'", brincou Santiago. Bier completou dizendo que o fechamento é "lamentável" e que o Tutti era um lugar "democrático, acessível e confortável". E disse mais: "O atendimento, então, era personalizado", referindo-se a Nani, como é conhecido o dono.
Edgar Vasques contou que, desde que a Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) existe, o ponto de encontro era neste bar. "Escolhemos o Tutti como pouso. Nos identificamos com o bar e o bar conosco. Era um ponto ótimo, um postal para a cidade." Bier concordou afirmando que "muito evento importante para Porto Alegre surgiu ali". Edgar Vasques garantiu que os integrantes da Grafar acompanharão Ernani Marchioretto onde ele estabelecer o novo ponto. Conforme matéria publicada em Zero Hora, ele estaria acertado com um imóvel na Rua dos Andradas. Os demais colegas concordaram com Edgar. "Com certeza, iremos com ele pra onde for", garantiu Fraga. "A ideia é continuar esta parceria", concluiu Santiago.
Imagem

Comentários