Censura judicial à IstoÉ tem destaque em boletim da ARI

Tambor da Aldeia repercute liminar que vetou circulação da revista que trazia matéria sobre corrupção na Petrobras

A liminar que barrou a circulação da revista IstoÉ, que publicava matéria sobre esquema de corrupção na Petrobras, recebe destaque na edição desta semana do Tambor da Aldeia, informativo da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A determinação foi concedida pela juíza Maria Marleide Queiroz, da 3ª Vara de Família de Fortaleza, no Ceará, a pedido do governador Cid Gomes, mencionado na reportagem. Na última semana, a revista anunciou a cassação da ordem judicial pelo ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O boletim também registra a ocorrência de protesto na sede da Rede Globo contra a exibição da série 'Sexo e as Negas', a vitória na Justiça do jornalista Juca Kfouri sobre o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, e casos de violência contra profissionais de imprensa no exterior.
Com pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero, o Tambor da Aldeia apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Com o mesmo fim, a ARI veicula aos sábados, pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, o programa Conversa de Jornalista. Para denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão, a entidade disponibiliza o correio eletrônico [email protected].

Comentários