Cidade criativa está em permanente inovação

Ana Fonseca abordou desafios para as cidades serem criativas na Semana ARP da Comunicação

Com cases tão diversos quanto Abu Dhabi e Buenos Aires, a doutora em Urbanismo Ana Fonseca apresentou possibilidades para as cidades tornarem-se inovadoras durante a tarde desta quarta-feira, 09, na Semana ARP da Comunicação 2011. Para ela, é preciso inovação como um olhar constante para superar ou evitar problemas, conexões de saberes e entre a sociedade e cultura, enquanto conjunto de valores.
Ana Fonseca mostrou o Observatório de Indústrias Criativas de Buenos Aires, organização que analisa e mantém a rede entre as produções criativas da cidade, consolidando atividades em cada bairro, conforme suas características peculiares. Segundo ela, a escolha local por investir em design deu-se por ser uma indústria consolidada e transversal. "E lá, as condições políticas e sociais não são como as daqui", comparou, identificando as vantagens que Porto Alegre tem para se desenvolver como uma cidade criativa.
Conforme Ana, uma cidade criativa é uma cidade em permanente estado de inovação, de transformação. Exemplos são apresentados em Cidades Criativas Perspectivas, livro organizado por ela e cuja edição em português será lançada em 21 de novembro, com link para download gratuito em www.garimpodesolucoes.com.br, página da empresa de Ana.
A palestra foi mediada pelo publicitário Fábio Bernardi e teve cerca de 100 espectadores.
A Semana ARP da Comunicação continua a seguir, com palestra de Paulo Borges, criador da São Paulo Fashion Week.
Imagem

Comentários