Cinco perguntas para Beto Lima

Designer gráfico e brander com 30 anos de mercado, Beto Lima palestra na ESPM no dia 21

Beto Lima | Crédito: Reprodução/Facebook
1. Quem é você, de onde vem e o que faz?
Meu nome é Beto Lima, carioca, sou graduado em Design pela UniverCidade e pós em Gestão Estratégica da Comunicação pelo Instituto de Gestão e Comunicação das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Igec/Facha). Atuo como designer e brander há mais de 30 anos, tendo trabalhado em agências de propaganda na Europa. Desde 1990, tenho meu Studio Beto Lima Design. Comecei a lecionar em 1998, na ESPM/Rio, em um curso intensivo de Design e Branding comecei em 2008 na Facha, passando pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e IBMEC. Fui professor e cocoordenador no MBA de Branding da Rio Branco aqui no Rio, professor de branding no MBA de Marketing e Inteligência Competitiva no Grupo IPOG em Goiânia e, atualmente, leciono na Facha e no MBA de Branding na Faculdades Alfa em Goiânia. Sou autor do livro "Logos Cariocas da Gema" e moderador do Grupo Branding Brasil no Facebook, com mais de 9.200 membros.
2. Você palestra na quinta-feira, 21, na ESPM-Sul. O que o público pode esperar?
Pretendo encontrar um público bem eclético de diversas áreas, pois branding não é exclusividade dos designers como muitos pensam. Para ser um gestor de marcas, basta ter conhecimento da importância da marca para uma empresa e ter domínio das ferramentas do branding? E o design é somente uma delas.
3. Qual erro você citaria como o mais recorrente na gestão de marcas?
Achar que identidade visual é branding, achar que basta ter um lindo projeto de design e pronto? E o atendimento, e o RH?? Branding é relacionamento. De que adianta ter um lindo visual, se o atendimento é péssimo?
4. Qual é o principal desafio de quem trabalha com branding hoje?
Branding se inicia de cima para baixo e de dentro para fora, ou seja, o CEO/presidente/dono tem que ter a consciência da importância da marca para sua organização, para aí sim começar todo o processo de "catequização" na empresa, para que os funcionários primeiro "vistam a camisa" e possam saber lidar com o seu público. Um funcionário feliz no seu trabalho é a melhor forma dele ser um guardião da marca e formar novos embaixadores da mesma. E nessa tarefa, a turma do RH tem vital importância.
5. O que todo profissional da área precisa saber?
Primeiro, deve ser apaixonado pelo que faz e isso serve para todas as áreas. Em segundo, ter consciência da importância do seu cargo, que, em muitas grandes empresas, está logo abaixo do CEO, e dominar as ferramentas do branding, que é um processo para toda a vida. Como um relacionamento entre um casal, não basta só seduzir, tem que cativar todos os dias para durar e dar certo.

Comentários