Cinco perguntas para Giulia Andreazza

Estudante de Publicidade, Giulia Andreazza é uma das idealizadoras do projeto Somosinstantes

Giulia Andreazza | Crédito: Arquivo pessoal
1. Quem é você, de onde vem e o que faz?
Meu nome é Giulia Andreazza, tenho 20 anos e sou de Caxias do Sul, nasci e moro aqui. Estudo Publicidade e Propaganda na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e trabalho na área. As outras duas integrantes do projeto Somosinstantes são Betina Scholl, 20 anos, também natural daqui e estudante de Design de Moda na UCS, e Bárbara Lorenzi, 21 anos, também de Caxias e professora de teatro para crianças. Somos amigas e o que temos em comum é uma visão de mundo bem semelhante.
2. Como nasceu o projeto Somosinstantes?
O projeto Somosinstantes surgiu em setembro de 2014, com referências em outros projetos de arte urbana que tínhamos conhecimento. Tanto eu quanto as outras meninas sempre gostamos muito de intervenção artística urbana. Os muros pixados, principalmente, sempre nos chamaram muito a atenção. Nós os víamos como uma forma da cidade se comunicar com quem ali vive. Um dia, vi uma reportagem em um site sobre o projeto TXT Urbano, de São Paulo, que consiste em espalhar frases bacanas e de impacto pela capital paulista através de post-its. Trocando uma ideia com as gurias, resolvemos que não queríamos ser mais somente espectadoras da arte urbana, mas também queríamos fazer a nossa parte. Ali surgiu a ideia do lambe-lambe, por ser uma mídia massiva e de baixo custo. O Somosinstantes surgiu com o intuito de mudar - principalmente - o nosso mundo, pois inicialmente espalhamos os lambe-lambes pelos trajetos que fazíamos no dia a dia, para nós vermos e lembrarmos dessa parte mais humana que às vezes fica esquecida na correria da vida urbana. A partir disso, as pessoas também começaram a se identificar com o trabalho, e é assim que o projeto cresce e se desenvolve.
3. Como o Somosinstantes de projeto social tornou-se parte de uma campanha?
Ao ganhar visibilidade na cidade e nos veículos de comunicação de maneira espontânea, fomos atingindo públicos diferentes. As pessoas se identificam com as mensagens, com o trabalho. E isso aconteceu também com as meninas da Sinergy, agência de mídia externa de POA, que assistiram a uma reportagem na RBS que contava do nosso trabalho e entrou em contato por perceber que o nosso projeto poderia ser uma continuação de uma campanha própria que a agência já realizava na Capital, o Eu Olho POA, que consistia em distribuir pela cidade mensagens de impacto também, na mesma ideia do Somosinstantes. Fizemos uma parceria e nos juntamos nesse projeto. Hoje, a Sinergy é responsável pelo nosso crescimento fora de Caxias do Sul, pois veiculam em vários pontos da cidade as nossas artes com as nossas frases.

Crédito: Bruno Leonardelli/facebook.com/projetosomosinstantes

Crédito: Bruno Leonardelli/facebook.com/projetosomosinstantes


4. O projeto acabou por estimular novas formas de interação das pessoas com o cenário urbano, como provam as fotos postadas com a hashtag #Somosinstantes. Como você avalia os resultados e a repercussão?
Nunca esperamos que o projeto crescesse tanto, mas acredito que quando se faz as coisas com amor, tudo é possível. Hoje o projeto busca provocar essa quebra de rotina, esse questionamento, momento de reflexão em meio à correria do cenário urbano. Todo mundo tem algo para dizer, assim como a própria cidade tem muito o que  falar, e nos fala, o tempo todo. Mas somente quem tem sensibilidade é capaz de ouvir e entender. Ficamos muito felizes em ver que o nosso trabalho, tanto em Caxias do Sul, quanto em Porto Alegre ou em qualquer outro lugar, toca as pessoas. Todo mundo quer um pouco mais de leveza no dia a dia. Acho que, em gestos pequenos, estamos conseguindo provocar isso.
5. Quais são os planos para o futuro do Somosinstantes?
O projeto cresceu com o intuito de fazermos algo para melhorar o lugar em que moramos, mas crescemos (muito) e hoje vimos que quanto mais energia investimos no Somosintantes, mais recompensador é o resultado. Nós queremos crescer mais, atingir outros públicos, levar as mensagens para outros lugares, seja através dos lambe-lambes, das campanhas, dos eventos que nos chamam para participar. Queremos nos desenvolver para que possamos continuar fazendo o que gostamos. O nosso trabalho é feito com amor e por amor. Acreditamos que somos uma geração com muita fome de mudança, e nós estamos aqui para provar que quando há empenho, podemos alcançar resultados incríveis. Não dá para mudar o mundo inteiro, mas cada um pode mudar o seu mundo. E é isso que queremos. Mudar o nosso mundo e fazer com que as pessoas também queiram mudar o seu. Pequenas iniciativas têm grandes resultados!
O trio criador do projeto Somosinstantes

O trio criador do projeto Somosinstantes


Comentários