Cinco perguntas para Marcelo Tovo

Publicitário é um dos responsáveis pela publicação Revista Onne

Marcelo Tovo | Reprodução
1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?
Acho que sou um cara irrequieto, desde que me conheço por gente. A primeira prova foi quando, aos seis anos, minha mãe, apavorada com minhas aventuras hiperativas, me levou a uma igreja, onde pediu a um padre que me benzesse. O bom padre não só não me benzeu, como disse que ela deveria agradecer a Deus por ter uma criança muito saudável e ativa. Pobre da minha mãe, eu ainda aprontaria muito na vida, ao me tornar um "empreendedor de carteirinha".
Sou bacharel em Publicidade e Propaganda, formado em 1988, e pós-graduado em Administração e Marketing, em 1992, pela PUC. Possuo mais alguns bons cursos que qualificam meu currículo, mas nada comparável com a vivência e os tombos que viraram "mestrados da vida". Com passagens pela Produart e Marprom, atuei também no marketing da Ceval Alimentos/ Recall. Representei uma empresa americana de callback system, atendendo clientes como Tramontina, Rossi, Czarina Corbetta, Bettanin, Reichert, entre outros.
Regressei ao mercado da publicidade em 1997, como atendimento da Mecca Propaganda, onde fui responsável pelas contas nacionais da Vidroforte e Vitamed. Em 1999, criei, com mais dois sócios, a RSVP Publicidade e Design, onde voltei a atuar como redator e diretor de Atendimento. A partir daí, conquistamos diversas contas regionais e nacionais, como: FreeCards, Opus, Parochi, HD Sport Center, Comfibras, Flex Informática, Portanova Advogados, ANC Urbanizadora e Salão Náutico do Mercosul, cliente com quem conquistei o prêmio Top de Marketing ADVB RS.
Após, por alguns anos sem sócios, criei a Sherpa Comunicação - juntamente com o meu novo sócio e ex-colega de Famecos, João de Lucena - com uma nova proposta de agência, mais ágil e otimizada. Depois de uma excelente experiência criando revistas para terceiros, criamos a Revista Onne & Only, que acabou se tornando a principal cliente da Sherpa Comunicação.
2 - Como surgiu o interesse em atuar na área da Comunicação?
Desde sempre. Me comunicava desenhando e escrevendo, através de caricaturas e pequenas histórias que fazia da turminha de bairro na infância. ?Trovando? bem, como líder de turma e de equipes, acabei me tornando orador (de graduação e pós). Também fui apresentador do Miss Brotinho, Restipa e Festival Caravela. Além disso, fiz algumas locuções em comercias de rádios. Enfim, foi um caminho natural escolher uma profissão, até então desconhecida, chamada Publicidade e Propaganda. Ao conhecer a Famecos e as minhas colegas, achei que tinha entrado para o paraíso. Foi paixão à primeira vista.
3 - Como surgiu a ideia de lançar a Revista Onne e Only?
Após sucessivas boas experiências criando revistas para terceiros, como a Revista Parochi, voltada para o mercado de alto padrão e que teve oito edições, eu e o João criamos a Revista Onne & Only. Nosso objetivo era fazer uma publicação lifestyle, direcionada também para um mercado premium, buscando leitores com alto poder aquisitivo, mas, principalmente, atraindo formadores de opinião, com bom poder cultural e influenciadores. Um produto que concilia qualidade editorial e gráfica, que une informação e bom gosto, estilo e sofisticação.
Acredito que um dos maiores diferenciais da Onne é que consegue costurar, de forma rica e harmônica, assuntos diversos como arquitetura, decoração, moda, artes, estilo de vida, comportamento, tendências, viagens, negócios, cultura, entretenimento, gastronomia e economia. Em resumo, assuntos instigantes que interessam a um mesmo público. Outro segredo são os conselheiros, colunistas e colaboradores, um time de respeito.
4 - Quais as expectativas para a publicação em 2017?
A consolidação editorial no mercado regional, o aumento do target e no share, continuar terceirizando eventos sob nossa batuta e investir, ainda mais, nas plataformas digitais, como no nosso portal (www.revistaonne.com.br). Também desenvolver e ampliar a atuação da Onne TV, que é o nosso canal de web, e expandir e posicionar a marca Onne & Only.
5 - Quais são os teus planos para os próximos cinco anos?
Expandir a marca e começar a distribuir também a Onne nos grandes centros, como São Paulo; investir em conhecimento e organizar congressos e seminários para o mercado premium; e criar uma certificação premium com a marca. Não são somente meus, mas também do João.

Comentários