Coletiva.net, 10 anos de história

Portal completa uma década registrando informações sobre o mercado da comunicação

Coletiva.net completou um marco histórico neste 12 de abril, que assinala o 10º aniversário de fundação. Ao longo desta década, o portal consolidou-se como o mais importante veículo de referência nas áreas de comunicação, propaganda, marketing e business no sul do País. Tem audiência superior a 550 mil visitantes ao mês, um número significativo para o mundo web em se tratando de uma publicação regional segmentada. Por seu retrospecto, Coletiva.net orgulha-se de ter sido pioneiro no gênero entre os veículos de comunicação do Rio Grande do Sul, assim como ter contribuído para abrir caminhos em webjornalismo, ajudando a formar profissionais especializados em atuar nesta área.


O início da trajetória está em abril de 1999, quando circulou a primeira edição semanal do Guia da Imprensa e da Propaganda, publicação criada pela Coletiva Editora e enviada por fax para cerca de 200 profissionais. Entrando num vácuo editorial do mercado, a publicação começou a receber uma demanda maior do que a esperada, inviabilizando a operação via fax, levando seus editores a migrar para a Internet, pouco mais de um ano depois, ganhando então a denominação de Coletiva.net.


Graças ao dinamismo proporcionado pela atualização diária, Coletiva.net ampliou o seu espaço no mercado e mudou alguns paradigmas, transformando os profissionais de comunicação em fontes de informação. O resultado pode ser medido na imediata repercussão das notícias publicadas, o que levou o portal a se transformar em leitura obrigatória para os profissionais gaúchos. O interesse é despertado pelo fato de a publicação fazer um acompanhamento constante de tudo o que acontece na área da comunicação e da propaganda no Rio Grande do Sul, caracterizando-se por apresentar fatos em primeira mão, como novas campanhas publicitárias ou a movimentação de profissionais do setor.


Os primeiros reconhecimentos ao trabalho vieram com o Top de Marketing da ADVB e o Prêmio ARI de Jornalismo, em 2003. A ADVB premiou o case ?A comunicação da comunicação?, que relatava o surgimento e a evolução de Coletiva.Net, enquanto a Associação Riograndense de Imprensa destacou o veículo pela contribuição ao crescimento da imprensa gaúcha. Para marcar os 10 anos, uma série de iniciativas e promoções será realizada ao longo de 2009. A primeira delas estreou no começo do mês, o blog em que jornalistas e publicitários destacam fatos que marcam a história da comunicação no Estado. Esta semana o elenco de colunistas será enriquecido com o ingresso do jornalista Robson Barenho, às segundas-feiras, e do jornalista e publicitário J. A. Moraes de Oliveira, às sextas-feiras.


O sucesso alcançado por Coletiva.só foi possível graças a seus apoiadores. Atualmente, são eles: Agência Radioweb, Audiodesign, Banrisul, Correio do Povo, DCS, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, GNC Cinemas, Instituto NT de Cinema e Cultura, Jornal do Comércio, Prefeitura de Porto Alegre, Pública Comunicação, Radioweb, Rádio Guaíba, Rede Band, Revista Amanhã, Revista Voto, SBT-RS, Senac RS, SLM Ogilvy e TV Record.

Comentários