Coletiva.net, nove anos

Criada em abril de 1999, publicação se consolidou como referência na área de comunicação

Neste sábado, 12 de abril, Coletiva.net completa nove anos e ingressa em seu décimo ano de atividades. A publicação foi pioneira ao se estabelecer como informativo dedicado a acompanhar os fatos da comunicação no Rio Grande do Sul, e, graças a seu posicionamento, consolidou-se como o mais importante veículo de referência nas áreas de comunicação, propaganda, marketing e business no sul do País.


O início da trajetória está em abril de 1999, quando circulou a primeira edição semanal do Guia da Imprensa e da Propaganda, publicação criada pela Coletiva Editora e enviada por fax para cerca de 200 profissionais. Entrando num vácuo editorial do mercado, a publicação começou a receber uma demanda maior do que a esperada, inviabilizando a operação via fax, levando seus responsáveis a migrar para a Internet, pouco mais de um ano depois, ganhando então a denominação de Coletiva.net.


Em 2001, a Coletiva Editora reestruturou a redação e a área técnica para transformar a revista digital em uma informativo diário, acompanhando tudo sobre a movimentação de profissionais, empresas e negócios de comunicação do Rio Grande do Sul. Em dezembro do mesmo ano já contabilizava 88.000 page views/mês. De lá para cá, a Coletiva.Net veio ampliando o seu espaço no mercado e a sua audiência, além de mudar alguns paradigmas, transformando os profissionais de comunicação em fontes de informação.


O resultado pode ser medido na imediata repercussão das notícias publicadas, o que levou a Coletiva.Net a se transformar em leitura obrigatória para os profissionais gaúchos. O interesse é despertado pelo fato de a publicação fazer um acompanhamento constante de tudo o que acontece na área da comunicação e da propaganda no Rio Grande do Sul, caracterizando-se por apresentar fatos em primeira mão, como novas campanhas publicitárias ou a movimentação de profissionais do setor. Contribui para o prestígio da Coletiva.Net o seu elenco de colunistas colaboradores, por sua variedade e qualidade, todos reconhecidos como autoridades na área em que atuam e sobre a qual escrevem.


A audiência atual mostra que Coletiva.net recebe mais de 520 mil visitantes ao mês, um número significativo para o mundo web em se tratando de uma publicação regional segmentada. Por seu retrospecto, orgulha-se de ter sido pioneira no gênero entre os veículos de comunicação do Rio Grande do Sul, assim como ter contribuído para abrir caminhos em webjornalismo, ajudando a formar profissionais especializados em atuar nesta nova área da imprensa.


Este mês, duas novidades foram apresentadas aos internautas: as seções Graça Coletiva, feita em parceria com a Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do sul), e Gournet. Na semana que vem, a novidade será uma seção a tratar exclusivamente de televisão e sua relação com o público infantil. Com elas, Coletiva.net quer dividir com seus simpatizantes a alegria por completar nove anos de vida, o que também foi possível graças aos apoiadores. Atualmente, são eles: Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Banrisul, Caras Sul, DCS, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, GNC Cinemas, Jornal do Comércio, Prefeitura de Porto Alegre, Pública, Radioweb, Rádio Alegria e SLM Ogilvy.

Comentários