Como deve ser o novo profissional de marketing?

Esta foi a pergunta respondida pelo Conselho de Anunciantes da ARP

Cada componente do conselho trouxe para o público aquilo que sobre a nova geração de profissionais, que chega ao mercado com vícios de postura. Juan Pablo, da Vonpar, abriu uma discussão em torno do papel que as empresas têm na formação desse novo profissional de marketing. Luciane Franciscone, da Renner, completou o pensamento do executivo ao explicar que, atualmente, os gerentes das lojas Renner estão participando de um curso onde o principal ponto é o autoconhecimento. "No início, é tudo muito louco. Estamos tendo a oportunidade de estar introduzido nas diversas áreas da comunicação. Acredito que um profissional competente precisa ter conhecimento de assessoria de imprensa, mídia, web e etc", ressaltou.
O comprometimento é primordial para Maria Eduarda Bastos, da Panvel. Ela citou uma situação vivenciada pela empresa, onde a seleção para estagiários atraiu 10 convocados, mas apenas dois compareceram para a entrevista. Características como disciplina e foco também foram lembradas durante o debate. Márcia Ferla, da Claro, relatou que toda manhã faz a leitura de diversos jornais e sites, por exemplo. "Hoje, é tudo tão rápido, que quem se disponibiliza a trabalhar com comunicação precisa estar por dentro de tudo que acontece", completou.
Assim como o cliente, as agências também precisam estar comprometidas com aquilo que se propõem. Esta é a visão de Paulina: "Pedimos para os colaboradores vestirem a camiseta da empresa. É preciso que a agência siga o mesmo norte", afirmou. Luciane completou e falou que a agência deve ser uma parceira e os novos talentos devem ser buscados dentro dos setores de Marketing das empresas. Na visão dos conselheiros, as agências passam por um atraso em relação ao gerenciamento de pessoas e processos internos. "Para cada produto é necessário uma estratégia de marketing diferenciada e, para isso, é necessário que as agências sejam segmentadas", ressaltou Juan Pablo, da Vonpar.
A cobertura completa de Coletiva.net, que tem o apoio do Grupo RBS e do Grupo de Diários, pode ser conferida aqui.
Imagem

Comentários