Comunicação da AL trabalhou para aproximar Parlamento e sociedade

Somente na TV Assembleia foram 321 horas de cobertura de atividades como sessões plenárias, audiências públicas e CPIs

Fortalecer o papel da comunicação da Assembleia Legislativa foi o objetivo principal da Superintendência de Comunicação Social e Relações Institucionais, neste primeiro semestre de 2014. Conforme o superintendente Cleber Bertoncello, o departamento concentrou-se em ações que pudessem divulgar as iniciativas do Legislativo, estreitando a relação com a sociedade, e também melhorar a comunicação com o público interno. "Procuramos mostrar o lado positivo daquilo que é realizado dentro do Parlamento gaúcho", disse.
Entre fevereiro e junho, a TV Assembleia gravou ou transmitiu ao vivo mais de 321 horas de cobertura de sessões plenárias, audiências públicas de comissões, eventos e CPI da Energia Elétrica. Produziu mais de 148 horas com os programas Espaço Público, Assembleia Notícias e Jornal da Assembleia. Foram ainda 114 horas de inéditos diários, como o Assembleia Entrevista, e 182 horas com inéditos semanais, como o Com a Palavra, o Presidente e o Faça a Diferença. Também foi retomada a exibição do programa Mateadas, apresentado por Liliana Cardoso, que tem por objetivo abrir espaço para a cultura gaúcha.  A TV ainda ganhou novos cenários e teve espaço físico reestruturado.
De janeiro a julho, a radioweb da Assembleia registrou 141.850 matérias acessadas através do site. Também foram contabilizados 1.788 downloads e produzidas sete reportagens especiais. A emissora realizou cobertura da Copa do Mundo, com a produção de 50 matérias sobre temas variados. Já a Agência de Notícias e de Fotografia teve 410.519 acessos nos primeiros seis meses do ano. Foram publicadas 3.549 matérias, 742 delas elaboradas pela própria agência em referência às atividades em plenário, em comissões e em frentes parlamentares, além daquelas relacionadas a atividades de superintendências e diretorias da Casa. As fotografias publicadas somam 8.461 e o acesso ao portal da Agência de Fotografia, 52.783.
O Departamento de Publicidade atuou na divulgação institucional da Assembleia, através de anúncios, rádio e jornal impresso, para eventos do projeto Gaúchos da História e questões defendidas pela atual gestão da Casa. Durante o Mundial, foi veiculada campanha, em parceria com a Famurs, para dar as boas-vindas aos turistas que vieram a Porto Alegre assistir aos jogos.
No segundo semestre, conforme o superintendente, a intenção é dar continuidade ao processo que levará à modernização da tecnologia utilizada pela TV Assembleia (TV Digital). A emissora também deve finalizar dois vídeos institucionais: um do Parlamento gaúcho e outro do Memorial do Legislativo. A Rádio AL deve ganhar novo programa, com foco na música de artistas gaúchos dos mais variados estilos. A ideia, segundo Cleber, é abrir espaço a artistas que não encontram divulgação nas rádios comerciais.

Comentários