Comunicação tem novas categorias em Top of Mind RS 2019

Resultado da pesquisa foi apresentado à imprensa na manhã desta quinta-feira

Resultados do Top Of Mind 2019 foram apresentados para jornalistas - Divulgação

Com discurso de Eugênio Esber, editor do Grupo Amanhã, que salientou a importância de valorizar as marcas, o resultado das pesquisas do Top of Mind RS 2019 foi apresentado à imprensa, na manhã desta quinta-feira, 16. Realizado há 29 anos pela empresa, o levantamento foi feito pelo grupo de pesquisa Engaje, e a diretora Juliana Hendges conduziu a exposição dos dados. Além de novas categorias na área da Comunicação, outras novidades desta edição foram incluídas na aplicação da pesquisa, feita em campo e de maneira digital, por meio do aplicativo Joyz.

Nesta edição, a jornalista Fernanda Pandolfi auxiliou na avaliação dos resultados. Em entrevista ao Coletiva.net, disse que foi uma experiência muito interessante poder ter acesso aos dados antes e entender a diferença entre digital e presencial. "Um fato muito relevante é que a comunicação tradicional não é a mesma que a digital", apontou, ao enfatizar que estas mídias são complementares. Dentre as 70 marcas questionadas em grifes mais lembradas, em 17 categorias o resultado foi discrepante quando a pesquisa foi feita em campo e quando foi por meio do aplicativo.

Assim como em outras vezes, o Grupo RBS figura no topo da categoria Grande Empresa/Marca do RS, na terceira posição, atrás da Gerdeu e da Tramontina, que permanecem com o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Ainda em relação às empresas ligadas à Comunicação e ao Marketing, na seção Corporativa, que apresenta o grau de lembrança de empresas em cinco segmentos distintos, o grupo comandado por Duda Melzer liderou nas categorias 'Empresa em Que Você Gostaria de Trabalhar' e 'Empresa Que Investe em Cultura'.

Martha Medeiros, de GaúchaZH, é apontada como colunista de jornal. Além dela, Sérgio Zambiasi, da Rede Pampa, foi recordado como comunicador de Rádio, e Alexandre Mota, da Record, de TV. Em relação às mulheres, Cristina Ranzolin e Rodaika foram mencionadas pela maioria em comunicadora de TV e Rádio, respectivamente, e Pedro Ernesto Denardin foi o Locutor Esportivo mais lembrado pelos entrevistados. Os veículos da RBS também foram bem quistos pelo público na enquete. Atlântida é a emissora de rádio de música, Gaúcha é a emissora de rádio de notícias e RBS/Globo a emissora de TV/Rede de Televisão. Além deles, Zero Hora venceu na categoria Jornal, Pretinho Básico em Programa de Rádio e Jornal do Almoço em Programa de TV.

Dentre as novidades na pesquisa, está o questionamento das marcas mais amadas em 20 categorias. A RBS venceu como Love Brand em Emissora de TV/Rede de Televisão, com 66,2%, e, no total, ficou atrás, apenas, da Tramontina, em Talheres, com 96,2%. Nesta categoria, em 13º ficou o Jornal do Almoço, em Programa Local de TV, com 41,9%.

As grifes mais lembradas e amadas da 29ª edição do Top Of Mind serão agraciadas em jantar especial. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 23, no Salão de Festas da Sogipa.

Comments