Congresso da Agert terá exposição de rádios históricos

Evento de outubro do próximo ano confirma mostra do colecionador de rádios valvulados Daltro Souza D´Arisbo

Para o 22º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, marcado para o período de 13 a 15 de outubro de 2013, está confirmada a participação do colecionador de rádios valvulados Daltro Souza D´Arisbo. Ele fará a exposição de aparelhos raros para os congressistas, e também dará uma palestra com o tema 'Histórias do Rádio: Tesla, Marconi e Landell de Moura'. Nesta terça-feira, 18, o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV, Alexandre Gadret, o vice-presidente, Wanderley Ruivo, e Lucilena P. Bertoldi, diretora da empresa BT - Broadcast Transmitters, estiveram no Museu do Rádio, coordenado por Daltro.
Conforme os visitantes, o museu expõe as raridades em prateleiras largas de madeira, em um imóvel no bairro Menino Deus. Daltro abriga uma coleção de quase 200 aparelhos de rádio valvulados, todos restaurados e em funcionamento. No local, que serve somente para guardar as relíquias, pode-se encontrar modelos nacionais e estrangeiros. Desde seu nascimento, em 1953, em Porto Alegre, Daltro foi fascinado pelo fenômeno da radiorecepção. O engenheiro civil, ingressado, por concurso público, na carreira de auditor fiscal do Ministério do Trabalho, tem paixão pelos rádios e contou a história de cada um e como os conquistou.
Também de acordo com os visitantes, o cuidado de Daltro com cada rádio é encantador. As caixas de madeira, as válvulas, antenas, fios encapados com tecido, tudo em perfeito estado. "Tento sempre colocar peças e consertar, deixando o mais original possível. É preciso ter cuidado com botões e outros detalhes, pois não posso colocar uma peça diferente. Têm radiófilos no mundo inteiro que me pedem fotos dos meus rádios. Por isso, tenho que manter o mais original", explica.
Para visitar o Museu do Rádio, localizado em Porto Alegre, podem ser obtidas mais informações através do email [email protected].

Comentários