CONTRAPROPOSTA MANTÉM QUINQÜÊNIO PARA JORNALISTAS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Rio Grande do Sul está convocando os jornalistas gaúchos para a Assembléia Geral que acontece hoje, às 20h, …

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Rio Grande do Sul está convocando os jornalistas gaúchos para a Assembléia Geral que acontece hoje, às 20h, na sede da entidade (Rua dos Andradas, 1270, 13° andar, Centro). Na pauta, está a análise da contraproposta patronal referente ao dissídio coletivo da categoria, apresentada pelo Sindicato das Empresas de Rádio e TV e Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Rio Grande do Sul. Em assembléia realizada no mês passado, os jornalistas decidiram rejeitar a proposta apresentada pelas entidades patronais, que previa um reajuste salarial para o piso da capital no valor de R$1.060,00, enquanto a categoria reivindica um piso único, independente do tempo de serviço, no valor de R$ 1.392,02 . Na contraproposta, que foi entregue ontem para a diretoria do sindicato, os empregadores ainda mantêm os mesmos índices de reajustes apresentados anteriormente. A única alteração foi a manutenção do quinqüênio. As entidades patronais aceitaram a reivindicação dos jornalistas, de que o quinqüênio fosse prorrogado por mais um ano, sendo válido até dia 30 de abril, incluindo os jornalistas do Diário Gaúcho, que completa cinco anos em abril de 2005. Na proposta patronal anterior, o benefício teria sido excluído em junho deste ano.
Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Carlos Torves, o objetivo da assembléia é avaliar o acordo coletivo juntamente com a categoria para a aprovação ou não da proposta patronal. Caso for rejeitada a contraproposta pelos jornalistas, o acordo irá para julgamento de dissídio na Justiça do Trabalho. A data-base da categoria ocorreu no mês de junho.

Comentários