Convite para mudanças encerrou atividades do FT17

No último dia de evento, equipe de Coletiva.net escolheu trilha marcada pela tendência

Cesar Paz - Preview

O Festival de Transformação 2017 (FT17) se encerrou no domingo, 29, com um convite para as mudanças. Após dois dias intensos de atividades, que aconteceram nos prédios B e C da ESPM-Sul, em Porto Alegre, os participantes se despediram do circuito de palestras, workshops, shows, simuladores de realidade virtual e jogos. A trilha escolhida pela equipe de Coletiva.net foi marcada pela tendência.

Em 'A era da experiência', o sócio da Alright Cesar Paz compartilhou sua visão sobre o modo de economia que é tendência para esta e para as futuras gerações. Ele trouxe noções de como marcas evoluíram seus produtos ao público e, na sua análise, até os anos 1970, a população era direcionada ao consumo dos objetos de forma mais natural. A partir de 2000, Cesar voltou seu interesse a absorver as experiências em torno das mercadorias. Para ele, as marcas devem se atentar em entregar serviços fáceis e eficientes aos seus consumidores, colocando-os em foco, para obter sucesso em seus negócios.

Em sua participação, a fundadora da Padrinho Conteúdo, Alexandra Zanela, questionou sobre o quanto as pessoas se preocupam com os outros. Na palestra 'Eventos - de fato - inclusivos, acessíveis e plurais - precisamos falar sobre isso', a jornalista indicou maneiras de se realizar projetos sem excluir grupos sociais minoritários. Conforme a empreendedora, as organizações devem priorizar essas questões e, mais do que isso, necessitam quebrar padrões que automatizam o trabalho e posicionar suas empresas em prol da diversidade e da pluralidade.  

No workshop 'Como ser criativo', a sócia da Bertussi Design Betina Bretano mostrou formas de adquirir a qualidade a partir de atitudes variadas, como desenhar, enxergar figuras em nuvens e buscar referências em outros trabalhos e na natureza. De acordo com ela, o ser humano perde, ao longo da vida, características relacionadas à infância, como a curiosidade, pureza e falta de preconceitos. "Vamos buscar a nossa criança interior", convidou, animada. A profissional também destacou que não se deve ter medo de cometer erros porque, para ela, a imperfeição faz parte do processo de aprendizagem.

O professor da Ufrgs Pedro Schestatsky apresentou formas para manter o físico e a mente saudáveis em 'Novas terapias em Neurologia: tratando o corpo para melhorar o cérebro, estimulação elétrica, realidade virtual e outras coisas que hoje soam estranhas'. De forma alegre e despojada, o neurologista defendeu a ideia de que, com mais frequência, os remédios estão se tornando ultrapassados e que cada pessoa pode, até certo limite, cuidar de si. "Vocês serão seus médicos pessoais", salientou. Para ele, medidas cotidianas como cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos contribuem para uma vida longeva. Dentre os conselhos, o palestrante destacou o maior consumo de peixes, a realização de meditação e a atenção à respiração.

Comentários